Criação de sites

Tecnologia eficiente para criação de sites

Uma tecnologia eficiente para criação de sites é algo que pode determinar se seu site vai vender ou se ele vai ser só mais um nesse mundão chamado Internet.

Quer ver? Ninguém discorda que a tecnologia avançou rapidamente nos últimos anos. Tanto é verdade que provavelmente já faz algum tempo que você não compra algo novo sem antes perguntar ao Tio Google o que ele acha daquele produto ou serviço…

Essa mudança comportamental do consumidor mostra como a humanidade vem se adequando à uma nova realidade e na Internet não é diferente!

As tecnologias usadas no desenvolvimento de sites também evoluiu de forma incrível e hoje nós temos à mão ferramentas robustas para o desenvolvimento de projetos para empresas de todos os tamanhos e setores.

Os primórdios da criação de sites

Criação de sites antigamenteNum passado distante, lá em 2007, quando criávamos nossos primeiros projetos e essa Internet ainda era tudo mato, trabalhávamos diretamente com HTML.

HTML, do inglês Hypertext Markup Language, significa Linguagem de Marcação de Hipertexto. É uma linguagem que nos permitia criar “incríveis” sites estáticos.

Na prática, desenvolvíamos sites que não interagiam com banco de dados e não precisavam de processamentos do servidor. Os sites que criávamos eram interpretados diretamente pelo navegador do usuário.

Naquela época, qualquer alteração que precisasse ser feita no site, depois de tê-lo pronto, era um trabalhão danado!

Se a empresa mudasse de telefone, ou quisesse criar uma nova página, era preciso editar todas as páginas já existentes “na unha” pra adicionar a nova informação. Todas as páginas do site precisavam receber a atualização caso contrário ficariam todas com link quebrado ou informação defasada.

Justamente por ser complicado assim, a criação e a atualização de um site precisava ser feita por um profissional gabaritado.

Imagine você, quando nem o pendrive existia, como era feito o compartilhamento de informações entre nós, criadores de sites, e as empresas. Imagine como nós recolhíamos o conteúdo para depois publicá-lo no site a ser criado.

Tínhamos muito, quase tudo, menos uma tecnologia eficiente para criação de sites! Dá até uma saudade mas passa rapidinho… 😀

A criação de sites em 2020

Criação de sites em BHNos dias de hoje, a criação de sites conta com uma série de ferramentas que facilita o trabalho de quem desenvolve e também a vida de quem fica responsável pela manutenção das informações contidas ali.

Dentre essas ferramentas, podemos citar o CMS, para gerenciar o conteúdo, o Dropbox, para compartilhar documentos, fotos e outros arquivos, e serviços de hospedagem sob medida que se adequam à necessidade do seu site, independente do seu tamanho ou quantidade de acessos diários.

Vamos falar um pouco sobre cada uma destas ferramentas e também sobre as tecnologias utilizadas nos projetos em que trabalhamos.

CMS

Nos dias de hoje, os programas mais usados na criação de sites são chamados de CMS. A sigla vem do inglês Content Management System, que significa Sistema de Gerenciamento de Conteúdo.

Dentre esses sistemas de gestão de conteúdo, o que mais se destacou foi este que utilizamos para criar o nosso próprio site: o WordPress.

Criação de sites em 2020Vantagens do uso do WordPress para criação de sites

Facilidade para criação e atualização do site

Provavelmente a maior vantagem do uso desse CMS seja a facilidade que ele oferece para criar páginas e mantê-las atualizadas.

Ao contrário do que fazíamos lá em 2007, todo o trabalho com o WordPress pode ser feito diretamente pelo navegador, sem a necessidade de baixar nenhum software específico.

Dessa forma, criamos as páginas com rapidez e agilidade inclusive para aproveitar melhor as oportunidades do mercado.

Flexibilidade para novas possibilidades

A criação de um site normalmente é o primeiro passo para uma empresa aparecer na Internet. Entretanto, um diferencial enorme é estar sempre atendo às oportunidades que podem surgir de acordo com a época e o nicho em que sua empresa atua. Por isso, as páginas do seu site precisam ser flexíveis para receber novas possibilidades.

Um exemplo prático é a integração do site com o atendimento via WhatsApp. Há alguns anos atrás isso era inimaginável. Hoje em dia, caso você queira, é possível implementar, de forma rápida, uma funcionalidade que deixa sempre um botão na parte inferior do navegador que permite que o visitante entre em contato contigo pelo WhatsApp.

Com um sistema de gestão de conteúdos como o WordPress, além da facilidade que citamos, é possível abrir uma nova aba no site, adicionar imagens, vídeos, depoimentos de clientes, tudo de forma rápida e sem complicações.

É claro que não vamos te passar a ilusão romântica de que qualquer um faz essas coisas pois, apesar da praticidade, não é um sistema trivial como o nosso Windows. Exige sim uma boa dose de experiência e conhecimento de design mas, quando comparamos com o que fazíamos sem o WordPress, aí sim fica claro que a coisa simplificou muito!

Possibilidade de aplicação de técnicas de otimização – SEO

Todos que buscam estabelecer um site como referência nesse mundão chamado Internet devem saber que é preciso aplicar uma série de técnicas de otimização para mecanismos de busca.

Como já dissemos em outras publicações, é preciso chamar atenção do Tio Google!

O trabalho de otimização de sites para o Google visa aumentar a visibilidade que um site tem na Internet ao facilitar sua escalada nas páginas de resultados de buscas. Em outras palavras, a otimização de um site visa aumentar sua “encontrabilidade”.

Dentre essas técnicas, podemos citar:

Cada página do seu site deve receber esse trabalho, com bastante atenção. Se seu site for grande, complexo, feito com um software específico, pode ser complicado manter todo esse trabalho corretamente.

Utilizando o WordPress conseguimos manter todo o SEO em dia fácil e organizadamente. Dessa forma, suas páginas tendem a aparecer nas primeiras posições da busca sem que você tenha que anunciar no Google.

Robustez para projetos de diferentes portes

Robustez para qualquer projetoO WordPress permite a criação e a manutenção de sites como o PoolPiscina.com, cuja visitação ultrapassa as 200.000 visitas mensais, e também possibilita a criação de sites empresariais como o BrasilPiscinas.com.br, cujo tráfego de visitantes é menor pelo objetivo e pelo nicho de atuação.

Como se não bastasse ser robusto para sites institucionais e blogs, o WordPress nos permite trabalhar com lojas virtuais de maneira impecável! Veja aqui um exemplo que criamos em um subdomínio do PoolPiscina.com.

Boa velocidade de carregamento

Já falamos em várias publicações sobre a importância da performance de um site. Nem o Tio Google nem os usuários gostam de sites que demoram para abrir.

E esse é outro grande benefício do WordPress. Ao contrário de uma fama que ele tinha há alguns anos atrás, hoje em dia ele consegue entregar uma excelente performance especialmente quando a hospedagem do site não atua como um gargalo no carregamento do site.

Quanto mais as páginas demoram para carregar, maior é a chance do potencial cliente fechar a página e retornar ao Google para buscar por uma outra empresa que oferece o que você oferece.

Criação de sites em 2020Dropbox

Sim! O Dropbox é uma excelente ferramenta para trabalhar com desenvolvimento de sites e marketing digital nos dias de hoje. Na realidade não precisaríamos dar o nome, afinal, o próprio Tio Google tem o Google Drive, a Microsoft tem o One Drive…

O que importa é que são ferramentas de compartilhamento de arquivos que funcionam com tecnologia de armazenamento na nuvem.

Esse tal de armazenamento na nuvem é “o ó do borogodó” hein!

Desde que implementamos uma política de trabalhar apenas com este tipo de sistema, otimizamos nossa forma de trabalhar e nossa produtividade melhorou demais.

Hoje em dia, quando se trata de arquivos para o portfólio, ao invés de receber e enviar os arquivos por email, utilizamos o Dropbox ou o Google Drive e estamos muito mais eficazes.

Um exemplo prático é nossa forma de trabalhar o portfólio da empresa americana Master Plastering & Services Inc.

Na data em que escrevemos esse texto, eles possuem mais de 40 obras executadas e cada uma delas possui várias imagens e vídeos. Imagine a confusão criada se todos esses arquivos fossem enviados por email. Imagine se tivéssemos que nos encontrar pessoalmente para coletar esses arquivos…

Um outro exemplo prático é o site comunitário oficial de Serra dos Alves. Desenvolvemos o site de forma coletiva e a reunião do conteúdo só foi possível com o armazenamento em nuvem do Tio Google, o Google Drive.

Hospedagem eficiente

A hospedagem do site é um fator determinante para o seu sucesso. É fato que hoje em dia existe hospedagem de site bem barata. Existe até hospedagem de site gratuita! A questão é: essa hospedagem atende às minhas necessidades? Ela faz bem para o meu site?

Tio Google já deixou avisado, lá em meados de 2010, que o tempo de carregamento de um site é um dos fatores que ele leva em consideração na hora de colocar seu site pra cima ou pra baixo nos resultados.

Em outras palavras, o Google prioriza sites que carregam mais rapidamente!

E como fazer para meu site carregar mais rápido?

A resposta é fácil: contratando um bom servidor de hospedagem!

Hoje em dia nós trabalhamos com dois servidores: um nos Estados Unidos, mais especificamente no Texas, e outro no Brasil, em São Paulo.

A ideia de ter dois servidores é excelente para podermos colocar o site do cliente mais próximo de onde seus visitantes estarão.

É inocência pensar que sua empresa será vista por todo mundo somente por ter um site na Internet. Para citar um exemplo prático, vamos ver alguns de nossos clientes…

A Gestistel, por exemplo, trabalha com projeto, instalação, manutenção e limpeza de sistemas de ar condicionado na grande Belo Horizonte. Apesar de o site deles estar disponível para todo o planeta acessar, o público alvo deles é estritamente nacional, mineiro para ser mais exato. Pensando nisso, criamos o site deles e o hospedamos aqui em São Paulo.

Por outro lado, a BestPro Painting & Services Inc é uma empresa que trabalha com pintura em Massachusetts, nos Estados Unidos. O site deles também está disponível para todo o planeta acessar, porém, como o público alvo deles é norte-americano, hospedamos o site no nosso servidor lá no Texas.

Nenhum dos nossos servidores nos impõe limitação. Não precisamos contar a quantidade de visitas, a quantidade de informação trafega entre os servidores e os usuários, etc. São hospedagens que se adequam às necessidades dos nossos clientes e essa é a eficiência necessária.

A tecnologia que utilizamos nos permite contar com servidores de alta performance e escolhendo a localização geográfica para hospedar o site, conseguimos um tempo de resposta baixíssimo que beneficia os usuários, que terão um site respondendo mais rápido, e também os nossos clientes, que verão melhores resultados devido ao bom posicionamento nas paginas de resultados do Tio Google.

Dúvidas?

Essas são três das ferramentas que utilizamos de forma intensa na hora de criar um site.

Não importa o tamanho do projeto, a tecnologia eficiente para a criação do site é um diferencial que precisamos utilizar para que você saia na frente da concorrência e tenha um site que realmente consiga converter simples visitantes em reais compradores.

Ficou alguma dúvida com relação à utilização destas tecnologias, fale conosco! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.