Esta é nossa primeira publicação sobre Inbound Marketing. Não sabe do que se trata? Se é de comer ou de passar no cabelo? Fique tranquilo! Vamos esclarecer passo a passo, tim-tim por tim-tim!

Vamos começar te mostrar o que é o Inbound e falar também sobre os fundamentos deste tipo de marketing. Você vai entender o porquê do nome e também porque é chamado de Marketing de Atração.

Lhe apresentaremos o “mundo Inbound” apontando exatamente o que fazemos para que nosso marketing realmente atraia novos visitantes, leads e clientes.

Vamos dar uma olhada, antes de mais nada, no marketing tradicional… Como era feita (e ainda é!) a publicidade das empresas?

Marketing tradicional X Inbound marketing

Antes de entender o sobre o Inbound Marketing e como ele está transformando a forma como se faz publicidade nos dias atuais, vamos pensar um pouco sobre o que chamamos de Marketing Tradicional.

Marketing Tradicional

Marketing Tradicional versus Inbound Marketing

No Marketing tradicional, as empresas focam em encontrar os clientes. Geralmente utilizam técnicas interruptivas.

Estas técnicas incluem ligações frias, e-mail marketing tão frios que podem ser considerados SPAM, propagandas na TV (quem gosta disso?) e etc…

O que vem acontecendo é que a tecnologia vem fazendo estes métodos de publicidade cada vez menos eficientes (e mais caros!).

Veja bem:

  • Aplicativos conseguem identificar quem está ligando, já na primeira localização… Se ainda não conhece, tenha o prazer de conhecer: Whoscall;
  • DVR’s fazem as propagandas na TV serem cada vez menos vistas/eficientes;
  • Filtros de SPAM bloqueiam emails em massa e serviços de e-mail como o Gmail já fornecem funcionalidades anti-spam nativas.

Ainda é possível utilizar estes canais de publicidade mas tem custado cada dia mais!

O Marketing tradicional é interruptivo, gera uma repulsa prévia nas pessoas (quantas vezes você já ouviu “Ah! Que chatisse! Toda hora tem propaganda nesse canal!”?) e tem seu foco no próprio marketing.

Esta forma convencional de marketing parece conveniente por que eles podem “empurrar” o conteúdo nas pessoas mesmo quando os potenciais clientes não querem!

E isso não parece, nem de perto, ser uma boa experiência para o usuário, o potencial cliente.

Inbound Marketing

Inbound Marketing versus Marketing Tradicional

O Inboud Marketing, ou Marketing de Atração, tenta fazer o oposto do modelo antigo.

Vamos direto ao fundamento do Inbound Marketing

Ao contrário do método antigo, com anúncios de interrupção onde o marketeiro ou o vendedor tem todo o controle, o Inbound Marketing trata de empoderar os potenciais clientes.

Ao invés de criar anúncios na televisão que interrompem seus programas prediletos, o Inbound Marketing cria vídeos que eles realmente querem ver.

Ao invés de comprar anúncios e publicações, o Marketing de Atração pode criar um Blog Empresarial que as pessoas realmente vão querer ler.

E ao invés de ligações frias, quase sempre indesejadas, o Marketing de Atração pode produzir conteúdo útil para que os possível clientes leiam e entrem em contato quando eles quiserem saber mais.

Inbound Marketing é sobre ser encontrado pelo seu cliente! É sobre estar à disposição quando seu cliente realmente quiser falar com você.

Você prefere se relacionar com uma empresa focada nas suas necessidades ou nas necessidades dela mesma?

Inbound Marketing é o marketing com foco no cliente! É o marketing útil!

Você provavelmente vê suas marcas favoritas trabalhando com Inbound Marketing…

  • Aquela postagem que resolveu determinado problema/dúvida que você tinha, que estava nas primeiras posições do Google;
  • Aquela nova solução que você encontrou através do Youtube;
  • Aquele review que você leu no Facebook…

Inbound é fazer parte da conversa!

Fazer parte da conversa significa compartilhar conteúdo útil e relevante para as pessoas. Significa atrair o público para perto. Por isso o chamamos de “Marketing de Atração”.

Em outras palavras, é criar um Marketing que as pessoas vão amar.

No mundo de hoje, quem compra tem esse poder! Pense em você mesmo, na última vez que fez uma compra…

Você ligou para um vendedor ou pesquisou na internet sobre o produto ou serviço que queria?

A ideia principal do Marketing de Atração é empoderar seus potenciais clientes para que eles possam tomar a decisão certa por eles mesmos.

Mas e então, como fazer Marketing de Atração na prática?

O melhor jeito de começar é entendendo a “Metodologia Inbound”.

Metodologia Inbound

 

Metodologia InboundEsta é a metodologia Inbound. A imagem ilustra os quatro estágios da metodologia do marketing de atração e do processo de venda.

Os estágios são: Atrair, Converter, Aproximar e Encantar.

Abaixo de cada estágio da metodologia, listamos algumas das ferramentas mais usadas para atingir os objetivos da respectiva etapa.

Algumas ferramentas, como o email, por exemplo, são essenciais para várias etapas da metodologia.

Como funciona a metodologia inbound

Vamos fazer passo a passo a caminhada do processo necessário para converter completos desconhecidos em verdadeiros fans da sua marca.

Atrair

No início do processo, a intenção é atrair estranhos para o seu site, transformando-os em visitantes.

Podemos citar como algumas das ferramentas mais importantes para atrair pessoas para a sua página:

Converter

Depois de atrair os visitantes, nosso objetivo é converter estes visitantes em Leads, capturando suas informações de contato.

Na pior das hipóteses, precisamos do email destes visitantes pois a informação de contato é a moeda do mundo Inbound.

Para que seus visitantes ofereçam estas informações, de propósito, você precisa oferecê-los alguma coisa em troca.

Você pode oferecer e-books, publicações específicas, conteúdo exclusivo ou qualquer outro conteúdo que seja relevante para o seu possível cliente.

Convertemos visitantes em Leads utilizando, como você já deve ter deduzido, o processo de conversão.

Componentes específicos em seu site como CTA’s (Chamadas para ação) e Landing Pages (Páginas de Captura) incentivam os visitantes a fornecer suas informações de contato.

Fechar

Agora que já convertemos os visitantes em leads, é hora de nos aproximar destas pessoas e transformá-las em clientes de fato.

Nesta etapa, ferramentas como Email e CRM’s (Customer Relationship Management) podem ser usados para ajudar a vender para os Leads certos no momento certo.

Encantar

Você já entendeu que o Marketing de Atração diz respeito à entrega de conteúdo relevante para seu usuário, seja ele visitante, lead ou um cliente de fato.

E não é por que a pessoa já é cliente que você pode esquecê-la… Quem pratica o marketing de atração continua a encantar sua base de clientes.

A ideia é transformá-los em contentes divulgadores dos produtos/serviços que eles amam.

Assim, toda a metodologia começa novamente, uma vez que estes divulgadores apaixonados vão falar da sua marca para desconhecidos e aí por diante…

Análise no Inbound Marketing

Durante todas as etapas da metodologia inbound, a análise deve ser um processo constante.

Tudo que se faz, cada conteúdo publicado, cada campanha lançada e ação publicitária, cada pequena coisa deve ser analisada.

Para fazer um marketing que realmente atraia novos clientes é preciso saber o que está dando certo, o que não está e como implementar novas soluções e melhorar seus esforços da forma mais eficiente possível.

Para fazer isso é preciso tirar um tempo para analisar tudo o que é feito na estratégia de marketing.

Por isso o Inbound Marketing está mudando a forma de fazer publicidade e vendas!

Continue lendo para saber mais sobre os fundamentos do sucesso com o marketing de atração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.