Otimização de sites para o Google

O que é otimização de sites para o Google? O que significa SEO?

Com nossas três últimas publicações, começamos uma série onde pretendemos falar sobre Inbound Marketing.

Hoje chegamos num ponto onde falaremos com profundidade do primeiro passo da metodologia Inbound: a atração.

Mais especificamente, vamos falar de uma das coisas mais importantes para atrair pessoas para o seu negócio: a otimização de sites para mecanismos de busca, ou simplesmente SEO, do inglês Search Engine Optimization.

Se não lembra muito bem sobre a metodologia, volte nos primeiros textos desta série e dê uma relembrada:

Se você está por dentro da metodologia do marketing de atração, vamos direto ao ponto…

O que é SEO?

Otimização de Sites para o GoogleCom este texto pretendemos falar sobre os fundamentos da otimização de sites para o Google.

Ao final dele, você deve ter uma ideia de como escolhemos as palavras-chave corretas para o seu site, de como verificamos se o Google realmente está entendendo o conteúdo do seu site e sua estrutura além de saber como nos certificamos de estar recebendo links de outros sites para o seu site.

Começando com a pergunta do título: o que é otimização de sites para o Google?

Search Engine Optimization, ou SEO, é o processo de melhoria que se aplica em um determinado site para que ele atraia mais visitantes de sites de busca.

Esta otimização é uma parte essencial da primeira etapa da Metodologia Inbound. Ela nos ajuda a atrair mais usuários desconhecidos para o seu site, transformando-os em visitantes.

Ok. Simples de entender, certo?

Sim, mas vamos pensar um pouco… Para compreender com mais cristalinidade a otimização de sites para o Google, é preciso enxergar como as pessoas buscam informações nos dias de hoje.

Os sites de busca na atualidade

Vamos supor que você acabou de mudar para sua casa nova mas e precisa trocar as tomadas. Tudo está OK, menos as tomadas!

O que você faria para aprender a fazer isso sozinho?

Você provavelmente entraria na internet, através do seu telefone, tablet ou computador, e procuraria algo assim:

  • “como trocar tomadas”
  • “como trocar as tomadas da minha casa?”
  • “como instalar tomadas de três pinos?”

Tio Google recebe bilhões de pesquisas todos os dias. São pesquisas feitas por pessoas que tem dúvidas ou problemas que querem resolver.

Segundo os fundadores, a missão do Tio Google é: “organizar as informações do mundo e torná-las mundialmente acessíveis e úteis.

Para cumprir esta missão, o Google precisa fornecer resultados mais precisos, úteis, relevantes e confiáveis.

Para encontrar estas respostas, ele solta na web o que chamamos de “Spiders” que rastreiam toda essa “Internet de Meu Deus” procurando por conteúdo.

Estes robôs, os Spiders, tentam descobrir do que cada uma das páginas na internet fala. Desses dados, eles criam uma lista de resultados que, teoricamente, são úteis e relevantes para os usuários que fazem as buscas.

Com estes resultados listados, eles fazem uma ordenação baseada na autoridade e na popularidade das páginas.

As páginas de resultados dos mecanismos de busca, ou SERPs

Buscando no Google

Esta ordenação é feita quando você vê uma página de resultados de alguma busca feita no Tio Google. A cada busca nova, esta ordenação é feita novamente!

Apesar de não parecer, pois as primeiras colocações não mudam com tanta frequência, é feita uma classificação sempre que uma busca é feita!

Os primeiros resultados, e aqueles que por ventura são mostrados na lateral, são anúncios. Existem pessoas pagando para aparecer nas primeiras posições.

Mas abaixo destes anúncios, você vai ver dez resultados não pagos, ou seja, resultados orgânicos, que contém as respostas mais populares e pertinentes para a busca realizada por você.

Como agência de criação e otimização de sites, nosso objetivo é colocar você entre os primeiros resultados orgânicos!

Por quê? Por que a maior parte das pessoas clica apenas nos primeiros resultados que vê. Na realidade, cerca de 60% de todos os cliques orgânicos acontecem nos três primeiros sites da lista.

Então, como fazemos para te colocar lá?

É aqui que o Inbound Marketing e o SEO entram em ação!

Primeiro passo da otimização de um site: entender seu usuário

Pra garantir que seus clientes encontrem seu site ao buscar no Tio Google, é preciso entender como eles buscam por informações na internet.

Aqui é onde tudo começa! Para exemplificar, vamos citar um dos sites que otimizamos.

Como o objetivo do site PoolPiscina.com era ensinar proprietários de piscinas a cuidar de suas próprias piscinas, fizemos uma pesquisa para saber como eram feitas estas buscas no Tio Google.

Descobrimos que muitas pessoas que querem aprender a limpar sua própria piscina, simplesmente jogam no Google “como limpar piscina”.

Buscando no Google "Como limpar piscina"Depois de muito trabalho conseguimos colocar o site no primeiro resultado do Google para a busca “como limpar piscina”.

Faça um teste! Busque você mesmo: “como limpar piscina” e veja o PoolPiscina.com com destaque na primeira colocação orgânica.

É claro que estes resultados variam de local para local, de dispositivo para dispositivo e também de acordo com vários outros fatores.

Respondendo a pergunta: O que é SEO?

A otimização de sites para mecanismos de busca é um conjunto de técnicas e melhorias que aplicamos no seu site com o objetivo de torná-lo mais ‘encontrável’ no Google.

Vamos começar a falar do “como fazer” na próxima publicação para esta não ficar muito grande, combinado? Se quiser pular pra lá, segue o link:

Até lá! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.