Marketing Digital

O que é Marketing Digital?

Se você acompanha nosso blog, já deve ter lido aqui sobre a influência do Marketing Digital nas empresas. Contudo, naquela publicação, não focamos no conceito de Marketing Digital e não aprofundamos nos seus reais significados, já que o objetivo era mostrar seu potencial de alterar a forma como um negócio pode funcionar.

Hoje seremos mais pragmáticos e mostraremos exatamente o que é Marketing Digital. Você verá o que está incluso no Marketing Online e algumas de suas ramificações.

Pronto para mergulhar de cabeça no assunto?

O que é Marketing Digital?

O que é Marketing Digital?Hoje em dia as empresas utilizam canais digitais, como o Tio Google, as redes sociais, o bom e velho e-mail e seus sites, nunca antes tão necessários, para se conectarem a seus clientes atuais e também com potenciais clientes. Pra nós, fica nítida a definição de Marketing Digital:

O marketing digital abrange todos os empenhos de marketing que utilizam um dispositivo eletrônico ou na Internet.

Para fazer marketing utilizando o Tio Google, é possível:

Para fazer o marketing utilizando as redes sociais, é preciso estar presente nos mesmos “locais” onde seus potenciais clientes estão. Se seu nicho é vestuário, possivelmente seus clientes estão andando pelo Instagram. Para quase todos os outros, é possível encontrar clientes pela rede do Zuckerberg, o Todo Poderoso Facebook.

Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que a criação do site da sua empresa passa a ser trivial para qualquer estratégia no mundo digital.

Se você ainda não utiliza essa “Internet de meu deus” para captar mais contatos e clientes, não se desespere. Apesar de estar muito mais acessível do que há alguns anos, a Internet ainda é um lugar que cresce muito.

Os preços Neymaram!O uso “constante” da Internet entre os adultos segue aumentando bem como a forma de comprar de todos. Hoje ninguém compra algo sem pesquisar um pouco na Internet.

Se você acha que o Neymar é pioneiro em virar verbo, está muito enganado! As pessoas já usam o Google como verbo há anos! 😀

Tudo isso nos mostra como o “marketing off-line” tem se tornado cada vez menos eficaz, ao menos quando é feito da forma “tradicional”.

O marketing sempre teve a ver com a conexão com seu público-alvo. Sempre foi preciso estar no lugar certo e na hora certa! O Marketing Digital é exatamente a mesma coisa! Se seus clientes estão cada vez mais na Internet, é lá que você precisa estar!

Aqui, na Sete Clave, acreditamos que o Inbound Marketing é uma forma eficaz de atrair, engajar e encantar os clientes no mundo digital. Contudo, ainda percebemos que muitas perguntas confundem esse nosso Marketing de Atração com o tal Marketing Digital.

Definição de Marketing Digital

Podemos definir o Marketing Digital sendo o uso de várias táticas e canais digitais para se conectar com os clientes, onde eles passam muito tempo: online.

Desde o site que é desenvolvido, o conteúdo produzido (que se torna um dos ativos mais importantes para a empresa), o e-mail marketing, os folhetos on-line e várias outras peças que podem ser utilizadas, tudo se enquadra no “marketing digital”.

Táticas e exemplos de marketing feitos no mundo digital

Existe uma convergência de pensamento entre os profissionais de marketing acerca da visão de que cada campanha de marketing digital serve para apoiar as metas de empresa. De acordo com estas metas, o responsável pelo marketing pode decidir entre o uso mais forte de certos canais em detrimento de outros.

O Marketing de Conteúdo pode ser feito criando uma série de publicações no blog corporativo para gerar oportunidades para um determinado segmento da empresa. Nas redes sociais é possível promover esse conteúdo através de postagens pagas e orgânicas nas contas da empresa. Através do e-mail, é possível enviar uma campanha para aqueles que baixaram o e-book citado na publicação do blog permitindo que saibam mais sobre a empresa e o segmento em questão.

De forma bem resumida, fizemos uma lista de algumas formas de utilizar o mundo digital para fazer marketing de maneira inteligente.

Otimização de sites para o Google (SEO)

SEO é a sigla para “Otimização para Mecanismos de Busca”. Com o poder do Tio Google hoje, podemos considerar que esta otimização é feita, na realidade, para ele, o maior de todos os buscadores.

É um processo de longo prazo que visa colocar seu site bonito aos olhos do Google. Dessa forma, quando alguém busca por algum produto ou serviço que sua empresa oferece, seu site tende a aparecer nas primeiras posições e, consequentemente, você tem chances maiores de conseguir mais clientes sem ter que pagar nada.

O trabalho de otimização pode ser feito em sites, blogs, imagens, infográficos, etc.

Saiba mais em:

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo, também muito confundido com Marketing Digital, é a criação e a promoção de ativos de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento de marca, crescimento de tráfego, geração de oportunidades e clientes para a empresa.

Este tipo de marketing pode pode incluir a criação de publicações em seu blog corporativo (assim como este que você está lendo), criação de e-books (livros virtuais como este criado para o PoolPiscina), infográficos (como este criado para o PoolPiscina), etc.

Saiba mais em:

Marketing de mídia social

As redes sociais possibilitam a promoção da marca e de seu conteúdo para aumentar seu reconhecimento, direcionar o tráfego e gerar oportunidades. Dentre os possíveis canais para trabalhar com marketing de mídias sociais, não podemos deixar de citar o Todo Poderoso Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Instagram. Existem outros mas estes são os protagonistas atualmente.

Saiba mais em:

Anúncios no Google

Os anúncios no Tio Google possibilitam o pagamento por clique (Pay per click, PPC) para direcionar tráfego das páginas de resultados de buscas diretamente para o seu site.

É interessantíssimo já que você só paga quando alguém clica no seu anúncio e é possível definir exatamente quando e para quem ele aparecerá. Tio Google está entre os principais tipos de anúncio pay per click de toda essa Internet de meu deus. Entretanto, é possível fazer o mesmo tipo de publicidade no Todo Poderoso Facebook, no Twitter, no LinkedIn e em várias outras plataformas.

Saiba mais em:

Mas antes de qualquer uma destas ações…

Antes de pensar em todos estas maneiras de aparecer na Internet, é preciso ter um site publicado. E não adianta ser qualquer site! É preciso que ele seja bem construído, com código limpo, que abra rapidamente e não demore para mostrar as imagens, etc.

Enfim, é preciso um bom site para ser o alicerce de qualquer estratégia de Marketing nessa Internet de meus deus!

Nós trabalhamos com criação de sites há mais de 10 anos e estamos sempre à disposição para lhe ajudar neste sentido. Para além da criação do site da sua empresa, podemos trabalhar toda a estratégia para colher os bons frutos que a Internet oferece sobretudo nos dias atuais, nos quais muitas empresas ainda não possuem suas páginas publicadas e ainda existem muitos nichos a serem explorados.

Sempre que precisar, conte com a Agência Sete Clave! Fale Conosco através do contato@agenciaseteclave.com ou do telefone +55 (31)40420477. Nossa sede é em Belo Horizonte, MG, mas temos servidores em São Paulo e também nos Estados Unidos.

Esperamos que tenha ficado claro a amplitude do que é o Marketing Digital. Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe pra gente nos comentários! Grande abraço e até a próxima! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.