Redes Sociais

Guia de Marketing para as Redes Sociais – O que é e quais os benefícios do marketing para as mídias sociais

Há algum tempo, ninguém poderia dizer que as redes sociais se tornariam tão importantes para a forma como nos relacionamos com pessoas e empresas. Nós mesmos, trabalhando diariamente com esse mercado em constante mudança, demoramos a começar a atuar com gestão de redes sociais.

Trabalhávamos com criação de sites e tínhamos uma boa estratégia que se adaptava a qualquer negócio: trabalhar com produção de conteúdo para o retorno no longo prazo e para a construção de uma autoridade no setor e, paralelamente, trabalhávamos com anúncios no Google para trazer o resultado no curto prazo juntamente com a otimização do site.

Contudo, as coisas mudaram tanto que hoje todo tipo de escolha passa, em algum momento, pela influência das mídias sociais. Até as eleições já estão sendo influenciadas por esse tipo de ação e por isso é preciso entender bem como se dá o marketing para as redes sociais.

Além de entender o que é, nessa publicação vamos conversar um pouco para te mostrar os benefícios dessas ações de marketing para as redes sociais.

Vamos aprender?

O que é marketing para as redes sociais

Redes sociaisMarketing para as redes sociais é o processo de criar e publicar conteúdo personalizado para cada um dos canais através dos quais você ou sua marca se relaciona com seu público para atingir um objetivo de marketing específico.

Dentre esses objetivos, pode-se desejar a promoção da sua marca, o aumento do engajamento dos usuários com seus perfis, capturar informações como nome e email de seus possíveis compradores, motivar seus usuários a efetivar a compra do seu produto, etc.

Quais os benefícios do marketing para as redes sociais

Conseguir reforçar sua marca

Utilizar as mídias sociais é uma excelente forma de reforçar sua marca. De acordo com um relatório do início do ano da Oberlo, 54% dos usuários das redes sociais utilizam essas plataformas para pesquisar e se informar sobre produtos.

Isso significa que mais de um bilhão de usuários já estão descobrindo marcas e seus produtos e esse nos parece um bom argumento para incentivar a aplicação de técnicas de marketing nas redes.

Construir uma comunidade engajada

Conexão e engajamento são o coração das redes sociais, e um dos grandes benefícios de pensar o marketing também para essas plataformas. São incontáveis oportunidades para interagir com clientes de todo o planeta!

Nunca foi tão fácil construir uma comunidade de fãs reais com quem você pode se comunicar diretamente. Nesse universo das redes sociais, uma vez que você conquistou o usuário, ele vai divulgar sua marca gratuitamente, com prazer e, por isso, será o seu maior promotor.

Incrementar a lealdade à sua marca

Nas redes sociais, você tem uma comunicação direta com seus clientes e isso leva à criação de verdadeiros promotores.

Aa utilização do marketing nessas plataformas, de acordo com um estudo conduzido pelo International Journal of Research Marketing, cria laços mais fortes entre clientes e empresas, o que acaba fortalecendo a lealdade à marca.

Demonstra o comprometimento com o bom atendimento

Antigamente, quando tínhamos um problema com uma empresa, a única opção era falar diretamente com a empresa e isso nunca era visto pelo grande público. Também podíamos divulgar essa experiência ruim para os amigos e assim conseguir algum efeito irrisório.

Agora, as pessoas podem compartilhar a insatisfação delas também através das redes sociais e isso impacta diretamente nos resultados das empresas haja vista que muita gente se baseia nas opiniões dos clientes para decidir se contratam ou não sua marca.

Toda empresa que se lança nas redes deve estar atenta às opiniões dos usuários e essa é uma forma única de demonstrar o quanto ela se preocupa com o público e sua opinião.

Abrir novos caminhos de promoção e venda

As redes sociais proporcionam um novo modo de conexão com potenciais clientes, a “venda social”. Com a venda social, um vendedor pode alcançar seu potencial cliente diretamente, para oferecer sugestões relevantes, respostas às suas questões e acelerar o processo de compra pelo qual o usuário está passando.

Ao contrário das ligações frias, que são famosas pelo incômodo causado e pela sentimento de invasão que fica em quem atende, vender nas redes sociais tende a ser visto de forma bem mais favorável.

Suporte às campanhas de múltiplos canais

O marketing nas redes sociais é mais eficiente quando aplicado em diversas plataformas e canais. Ele permite reforçar a mensagem ao possibilitar que a conversa com a audiência se aconteça e permaneça de forma perene em diversos canais ao longo do tempo.

O marketing nas redes sociais

Você deve ter percebido que os benefícios do marketing nas mídias sociais não se volta apenas para as vendas propriamente ditas, mas sobre a construção do reconhecimento da sua marca, criação de uma comunidade engajada de atuais e potenciais consumidores e sobretudo sobre ajudar o seu negócio a gerar receita com o passar do tempo.

Agora que você tem uma ideia do que se trata o marketing nas redes sociais e também sobre alguns dos benefícios desse tipo de abordagem, é hora de criar uma estratégia de marketing eficiente para sua marca nas redes! Ainda tem dúvidas? Fica com a gente que na próxima publicação falaremos um pouco sobre isso: a criação de uma estratégia bem sucedida de marketing para as redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.