Otimização de Sites - SEO

Métricas de SEO relacionadas às palavras-chave

Pra muita gente o trabalho de otimização de sites é coisa de outro mundo. Aparentemente é difícil entender como o Tio Google decide, dentre todos os vários milhões de sites dessa Internet de meu deus, qual deles merece o primeiro lugar para as buscas que são feitas.

Apesar de todo este mistério, a otimização para motores de busca é algo extremamente técnico e precisa ser feito observando alguns fatores específicos dentre os quais podemos citar:

  • a escolha da palavra-chave
  • o nível da página
  • as métricas além da página (ou off page)
  • os sinais do usuário

Hoje vamos falar acerca deste primeiro item: as métricas relacionadas com a escolha da palavra-chave.

Métricas de SEO relacionadas às palavras chaveA escolha da palavra-chave

As métricas relacionadas com a escolha da palavra-chave provavelmente são as mais impactantes no resultado do trabalho de SEO. Uma das mais importantes é o volume de busca.

Dificuldade da palavra-chave

A dificuldade leva em consideração o nicho e sua concorrência. Nos EUA a chamam de Keyword Difficulty, ou KD. É uma métrica com valores absolutos que vai de 0 a 100 e aponta a concorrência de determinada palavra-chave.

Volume de Busca

Como o próprio nome diz, volume de busca é a quantia de pesquisas realizadas para uma determinada palavra-chave. É fácil imaginar que o Tio Google recebe uma quantidade muito maior de buscas pela palavra chave “criação” do que pela palavra-chave “criação de sites responsivos em Belo Horizonte”.

O Keyword Planner do próprio Google atualiza estes valores todo mês

Posição da palavra-chave

O posicionamento de uma palavra-chave é considerado o centro da questão. É preciso acompanhar em qual posição seu site está para determinada palavra-chave e sempre que houver alterações é preciso identificar o porquê.

Taxa de cliques (CTR ou Click Through Rate)

A taxa de cliques é outra métrica que precisa ser acompanhada pois nos mostra quantos cliques uma determinada página recebe. Para saber seu valor o Google divide o número de vezes que seu site apareceu nas buscas pela quantidade de vezes que os usuários acessaram o link.

Tendência de Busca

Chamamos de tendência de busca a métrica do Google Trends que considera 100 o valor máximo e 0 o valor mínimo para determinada palavra-chave.

Ele utiliza essa gradação para qualquer pesquisa e muitas vezes agrupa uma série de termos de acordo com o campo semântico para plotar estes resultados de tendência.

Estas são apenas algumas das métricas e a otimização de um site vai muito além deste acompanhamento. A otimização parte do início com a criação do site de acordo com as diretrizes do Google até o monitoramento dos links que os outros sites criam para o seu.

Se quiser falar com a gente sobre otimização de páginas, ou sobre qualquer outro assunto, estamos disponíveis no email contato@agenciaseteclave.com, no telefone (31) 4042-0477, no WhatsApp (31) 9 9384-6966 ou no Skype agenciaseteclave. Fale com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.