São Google

Google Analytics 360 Suite, novidade do Google

Se você, assim como nós, está imerso no marketing digital, provavelmente já ouviu alguma coisa a respeito da novidade do Google: o Analytics 360 Suite.

Google Analytics 360 Suite

Mas para você que deu uma voada e acabou perdendo a notícia, vamos fazer uma pequena análise deste lançamento do Google. 🙂

Google Analytics 360 Suite surgiu para auxiliar donos de sites a organizar seus negócios digitais. Ele ajuda os webmasters na compreensão o retorno real das ações de marketing, da otimização para mecanismos de busca (SEO), ações nas redes sociais e em mídias pagas.

Google Analytics 360 Suite

Google Analytics 360 Suite é a nova ferramenta do Google que reúne seis itens diferentes. Dentre estes itens, quatro são completamente novos.

Estes novos itens prometem revolucionar a maneira como as empresas analisam os resultados de campanhas online e offline.

Segundo os próprios desenvolvedores, o Google Analytics 360 Suite é “uma solução coorporativa para um mundo multitelas”. Fica claro que este caminho é sem volta e a responsividade é extremamente relevantes para o Google.

Analytics 360

O Analytics 360 é uma ferramenta que evoluiu do Analytics Premium. Ela ganhou este nome e várias outras visões para analisar os dados de acesso de websites.

Este novo Google Analytics reúne várias informações num mesmo lugar, possibilitando o entendimento profundo não só do mercado como também do público que acessa seu site.

Apesar das novas visões de análise e de todos os incrementos o Google continua se preocupando com a usabilidade e com a experiência do usuário.

Com o Analytics 360, a ideia é que o dono do site entenda melhor o comportamento do usuário do site (ou aplicativo) e o desempenho deste site.

Assim como o Google Analytics Premium, o 360 Suite também processa uma quantidade gigantesca de informações para evitar que as análises sejam baseadas em pequenas amostras de resultados.

A gigante da internet pretende integrar o Analytics 360 com o AdWords, com o AdSense, com o DoubleClick Manager, com o AdMob e com outras ferramentas de publicidade.

Tag Manager 360

Google Tag Manager 360As alterações no Tag Manager dizem mais a respeito do visual, que está mais moderno e limpo.

Para quem não o conhece ainda, o Google Tag Manager permite a instalação rápida e eficiente de tags.

Com ele não é necessário alterar códigos HTML na unha. Você pode implementar a tag de remarketing ou a tag do Google Analytics de forma simples e fácil.

Optimize 360

Se precisar definir o que é o Optimize 360 diga somente o seguinte:

O Optimize 360 é uma ferramenta de testes A/B com visual semelhante ao do Google Analytics.

Seu objetivo é observar ideias e análises dadas pelo Google Analytics 360 realizadas na prática em seu site.

Em outras palavras, você vê através do Google Analytics 360 o que pode ser melhorado e o Optimize lhe possibilita fazer e testar estas alterações.

Ela possui interface para criação de alterações de conteúdo ou de layout e possibilita a implementação definitiva da página vencedora dos testes.

Attribution 360

O Attribution 360 é o novo nome de uma ferramenta antiga: o Adometry.

O Adometry, que foi comprado em 2014 pela Google, nesta nova versão reúne todas as informações sobre mídias online e offline.

O objetivo dela é oferecer uma visão simplificada das principais métricas do seu negócio, independentemente da mídia utilizada.

O Attribution 360 tem uma interface para gerenciar os lances de forma integrada ao Analytics 360, o que permite que a função do AdWords que automatiza os lances seja melhorada com informações detalhadas sobre o comportamento dos usuários.

Offline Conversion Connector

Dentre todas as funções que analisamos, a mais impressionante do Attribution 360 é o Offline Conversion Connector.

É uma ferramenta que possibilita estimar o valor de cada um dos canais utilizados numa campanha de marketing.

O Offline Conversion Connector facilita a compreensão completa do retorno de suas ações de e-mail marketing, programa de afiliados, otimização paar mecanismos de busca (SEO), redes sociais e etc.

Audience Center 360

O Audience Center 360 é uma outra ferramenta inclusa no Google Analytics 360 Suite. Ela possibilita a tomada de decisões com base na completa interpretação do segmento e do público-alvo.

No Google Audience Center 360, o dono do site tem a opção de sincronizar suas contas de Adwords e DoubleClick, bem como outras ferramentas de terceiros.

Isso possibilita chegar onde o usuário realmente está, contribuindo para o desempenho das campanhas e, consequente, do Retorno Sobre o Investimento (ROI).

Google Data Studio 360

Google Data Studio 360

O Google Data Studio 360 simplifica o que o Audience Center faz. É uma ferramenta que exibe aquelas informações em relatórios mais simples.

Ele transforma tudo em visualizações mais claras, fazendo com que o dono do site encontre o que busca de maneira mais ágil.

Com o Data Studio 360 é possível criar gráficos, tabelas e painéis personalizados com os relatórios que sua empresa precisa.

O que achamos do Google Analytics 360 Suite

Apesar de ver que muitas pessoas viram no Google Analytics 360 Suite uma jogada de marketing da Google, acreditamos que há, mais um vez, um foco claro no usuário.

Todos sabem que somos entusiastas dos produtos Google e que não abrimos mão de elogiar esses lindos… Então, talvez estejamos sendo parciais, ou passionais, nesta análise…

Contudo, o Google Analytics 360 Suite parece provar que a evolução do mercado digital chegou e que as análises simplistas feitas outrora já estão ficando ineficientes para uma série decisões.

Esperamos que tenham gostado do texto. Até o próximo! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.