Vendas

Fidelização de clientes. Você já faz em seu negócio?

Diante de um mercado extremamente competitivo e dinâmico, é muito importante pensar em todas as oportunidades que possam gerar negócios para a empresa e, normalmente, uma muito eficiente acaba sendo deixada de lado: a fidelização de clientes.

Um estudo divulgado recentemente pela Accenture Interactive relatou que 91% dos consumidores são mais propensos a comprar de marcas que já conhecem e que tenham boas experiências.

Parace óbvio, não é mesmo?

O marketing de fidelização, como é chamado, é uma das estratégias mais produtivas e eficientes, além de ser até cinco vezes mais barato do que atrair e conquistar novos clientes, e pode corresponder a até 65% de todas as vendas de uma empresa.

O que é fidelização de clientes?

Fidelização de clientesFidelizar clientes é mostrar que eles são importantes para sua empresa e fazê-los se sentirem dessa forma. É criar uma conexão forte e emocional entre o cliente e a sua marca.

O foco principal do marketing de fidelização é reforçar o envolvimento da marca com o cliente, visando o longo prazo, criando oportunidades de vendas através desse relacionamento contínuo.

Principais benefícios da fidelização de clientes

Utilizar uma estratégia de fidelização de clientes na sua empresa traz inúmeros benefícios, entre eles:

  • O cliente fidelizado realiza mais compras e com ticket médio mais alto do que os clientes que efetuam compras pela primeira vez.
  • O cliente fiel recomenda a sua empresa para amigos e conhecidos, contribuindo com o boca a boca positivo, e muitas vezes se manifesta em redes sociais com boas qualificações.
  • Com as interações mais frequentes é possível conhecer melhor o perfil do seu cliente ideal, e isso ajuda a desenvolver novos produtos, serviços, ofertas e oportunidades de negócio.
  • Menor custo com estratégias de marketing de atração de novos clientes.
  • Maior poder de negociação com fornecedores.

O cliente fidelizado não compra produtos ou serviços pelo preço, e sim pela qualidade ou conexão emocional já reconhecida.

Como fidelizar os clientes da sua empresa?

Somente oferecer os melhores produtos ou serviços não é o suficiente para fidelizar seus clientes. Para garantir a fidelidade de seus compradores é preciso ultrapassar as expectativas pessoais deles.

É preciso ter uma estratégia de encantamento, que seja capaz de construir um vínculo afetivo com o cliente. A boa notícia é que existem algumas dicas que podem ser adotadas em sua empresa e que ajudarão a você se destacar da concorrência, criando a tão desejada fidelização dos clientes.

Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido

Atenda como o cliente quer ser atendidoO atendimento precisa ser o diferencial na sua empresa. Produtos e serviços podem ser copiados e até aprimorados, mas a forma como nos relacionamos é totalmente particular e é o que faz a pessoa se sentir bem ou não em uma empresa.

Coloque-se no lugar do seu cliente e pense como você gostaria de ser atendido. Faça tudo o que estiver em seu alcance para satisfazer suas necessidades.

Para isso é essencial ter uma equipe de vendas bem treinada, que saiba captar os sinais do cliente e agir na hora certa, com os produtos adequados para suas preferências.

A abordagem também precisa ser direcionada de acordo com as respostas dos clientes e para isso, além de tudo, é preciso sensibilidade para ouvi-lo e oferecer o que ele deseja.

Direcione o foco para o cliente certo

Um dos grandes erros das empresas é tentar abraçar o mundo ao mesmo tempo. Para fidelizar seus clientes é fundamental que você os conheça! É preciso conhecer seu perfil, suas preferências e suas necessidades. E isso é muito mais difícil quando você não tem um público-alvo específico ou um, nicho de mercado.

Sem conhecer seu público-alvo você acaba dispersando esforços desnecessários e gastando dinheiro com pessoas que não darão retorno, tornando o trabalho mais complicado e menos efetivo.

Monitore sempre

Monitore sempreA única forma de você saber se sua estratégia de fidelização de clientes está sendo efetiva é monitorando suas vendas e seus clientes. Para isso você pode contar com ferramentas de gestão que facilitam esse acompanhamento.

Utilizar uma ferramenta de Gestão Empresarial ERP, oferece recursos de monitoramento de vendas e de cadastro de clientes online, e permite a identificação dos produtos ou serviços mais vendidos por cliente, em sistemas que integram todos os principais setores da empresa.

Além disso, auxilia no controle financeiro, de estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas, pagamentos e muito mais!

Dessa forma, você terá mais confiança nas informações e poderá elaborar estratégias ainda mais eficientes para fidelizar seus clientes.

Siga essas dicas e garanta que seus clientes sejam fiéis divulgadores da sua marca.

E você, tem algum segredo para fidelizar os clientes? Conte pra gente através do campo de comentários! E sempre que precisar, fale conosco! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.