Criação de Conteúdo

Como criar conteúdo relevante – Boas práticas para produção de conteúdo

Como dissemos no nosso último texto, sobre o planejamento do processo de produção de conteúdo, hoje vamos começar a falar um pouco mais da parte prática da produção de conteúdo.

Vamos mostrar algumas das táticas que utilizamos para conseguir criar bons conteúdos para o seu site. São nossas boas práticas de produção de conteúdo. É a hora de colocar todo o planejamento em prática e começar a criar o conteúdo que vai atrair pessoas para o seu negócio.

Você vai ver que seu conteúdo não precisa ser extremamente grande ou elaborado nos mínimos detalhes. O que é necessário mesmo é planejar e seguir o plano!

A produção de conteúdo pode ser resumida da seguinte forma:

Transformar planos e ideias em ativos de conteúdo reais para atrair, converter, fechar vendas e encantar clientes.

Sem mais delongas, vamos às boas práticas para produção de conteúdo…

Processo de produção de conteúdo

Boas práticas para produção de conteúdo

  • O foco de toda criação precisa ser suas personas e a posição delas na jornada de compra.
    Já definimos isto no planejamento da produção do conteúdo mas é sempre bom lembrar! Quanto mais específico for o conteúdo, melhor! Na realidade, quanto mais amplo for o conteúdo, maior a quantidade de pessoas que ele atingirá mas o objetivo aqui não é esse. Nosso objetivo é atingir sua persona! É falar diretamente com aquele seu cliente ideal! E não com todo e qualquer fulano dessa “Internet de meu deus”. 😛
    Conteúdo específico traz visitantes qualificados, com mais chances de se tornar clientes.
  • Lembramos também que “menos é mais!”, afinal, sua persona provavelmente está tão ocupada quanto você. É preciso criar um conteúdo de fácil consumo. Focamos sempre na simplicidade e dificilmente criamos um vídeo com 40 minutos ou uma postagem com 8000 palavras. Veja estes dois exemplos de postagens simples e diretas: “Piscina de vinil Passo a Passo” e “Por que não aquecer a piscina com aquecimento solar convencional?
    O objetivo precisa ser a cobertura de todo o tópico e não a criação de um conteúdo extenso.
  • Uma outra coisa que temos em mente é que a ideia é ser educacional e não promocional! Seu produto ou serviço só deve ser mencionado na fase de decisão!
  • As páginas do seu site e as publicações no blog podem ser ótimos conteúdos para a fase de decisão. Elas devem focar na educação e no início da jornada de compra da sua persona.
  • Em último lugar, como guia de produção de conteúdo, focamos primeiro na parte informativa, depois pensamos no design do conteúdo. Priorizamos a produção de um conteúdo bem escrito ao invés de pensar na sua aparência em primeiro lugar.
    É fato que determinados tipos de conteúdos, como infográficos por exemplo, dependem muito do design… Mas pense bem: se não fosse o conteúdo do infográfico, o que seria dele?

Essas são as boas práticas que seguimos para produzir conteúdo de qualidade.

É com isso que lidamos na hora de criar conteúdo relevante para sua empresa e é assim que o resultado aparece!

Na nossa próxima publicação vamos tratar da distribuição do conteúdo: o terceiro passo do processo.

Esperamos que esteja gostando dessa nossa série de artigos sobre Inbound Marketing. Fique ligado e até a próxima! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.