Otimização de sites para o Google

Boas práticas para otimizar seu site

Na nossa última publicação, falamos sobre estratégia de otimização de sites, em outras palavras, estratégias de SEO.

Hoje vamos seguir falando de algumas boas práticas que seguimos para deixar seu site amigável para o Tio Google e fazer bem esta primeira parte da metodologia Inbound: a atração de clientes.

A velha forma de otimizar sites

Há alguns anos atrás, os mecanismos de busca eram extremamente apegados às palavras-chave.

Tio Google, por exemplo, era obcecado por retornar apenas resultados que continham os termos buscados de maneira exata, sem alteração de ordem das palavras, plural e singular eram coisas completamente diferentes e nenhuma variação da palavra era usada para identificar sites relevantes no assunto.

Em outras palavras, se buscasse “limpar uma piscina em Belo Horizonte” ele te retornaria resultados completamente diferentes dos que viriam para da busca por “limpar minha piscina BH”.

Por isso, precisávamos ser extremamente precisos tanto no desenvolvimento de sites quanto na produção de conteúdo pois a forma que escrevíamos influenciava de maneira drástica na colocação destes textos nos resultados de busca do São Google.

Era preciso garantir que estas palavras apareceriam no título da página, na descrição, nos cabeçalhos, no texto alternativo das imagens e etc…

A otimização de sites nos dias de hoje

SEO nos dias de hojeHoje, nós consideramos o Tio Google um ser vivo! Vivo e muito esperto! Até por isso esta tratativa carinhosa! <3

Em meados de 2013, o Google lançou uma atualização de seu algoritmo de busca chamada de Google Hummingbird, que fez dele um software muito mais sofisticado.

Nos dias atuais, se você busca por “Limpeza de piscina Belo Horizonte” você provavelmente terá os mesmos resultados buscando:

  • limpeza de piscinas em BH
  • tratamento de piscina em Belo Horizonte
  • limpar piscina Belo Horizonte Minas Gerais

Você pode mudar todas as palavras do termo pesquisado, se o Google entender que a intenção da busca é a mesma, você deve encontrar os mesmos resultados relevantes para quem quer contratar alguém para limpar uma piscina na cidade de Belo Horizonte.

Melhores práticas para otimizar sites

Com toda esta inteligência, o mercado de SEO utiliza um conjunto de boas práticas para garantir que seu site está no caminho da obtenção de melhores posições no Google e que ele não será punido por tentativa de manipulação do algoritmo.

Sim! Quem tenta manipular o Tio Google acaba saindo do jogo!

Para exemplificar, tente encontrar esta página no Google:

  • www.aquahome.com.br/seguranca-para-piscinas-evitando-afogamentos/

Por se tratar de um conteúdo plagiado (do endereço poolpiscina.com/seguranca-para-piscinas-evitando-afogamentos) esta página foi retirada dos resultados do Google de maneira definitiva depois que denunciamos o plágio!

Perceba que a página existe mas você não consegue encontrá-la buscando suas palavras-chave no Google!

Por isso é que existem as boas práticas!

As melhores práticas quando se trata de correspondência e direcionamento de palavras-chave é empregar palavras que correspondam bem com o termo da pesquisa.

A intenção é fazer com que todos percebam que a página otimizada realmente se trata daquilo que o usuário está buscando.

Não há nenhum problema em visar vários termos numa mesma página desde que a intenção seja a mesma.

Em último lugar, não podemos exagerar no emprego de palavras-chave pois, aos olhos do Tio Google, isto também tem um efeito negativo e pode ser a causa de uma punição!

O objetivo do SEO precisa ser o encantamento dos usuários!

Temos que fornecer a eles conteúdo excelente, uma experiência agradável em seu site e, o mais importante, a resposta para o problema que eles estão buscando no São Google!

Como otimizar seu site

Depois de produzir um conteúdo memorável, é hora de otimizar a página em que ele é apresentado.

Otimizar com as palavras-chave

  1. O primeiro passo é otimizar sua página objetivando sua boa colocação para uma palavra-chave principal. Sempre colocamos como meta ter esta palavra como uma descrição daquilo que a página fala.
    Agindo assim para que o São Google entenda o real objetivo daquela página e saiba bem como adicioná-la à sua listagem.
  2. É preciso adicionar a palavra-chave no título e na URL da página. Confira na imagem o que fizemos para o PoolPiscina.com.
    O emprego das palavras-chave
    O título da página aparece na guia do navegador e também no link dos resultados das buscas.
  3. Ao otimizar uma página do seu site, nós incluímos o nome da sua empresa depois de algum caractere de separação, que pode ser um pipe “|” ou um traço “-“.
  4. Se o objetivo é uma palavra-chave longa, utilizamos traços para separar as palavras na URL.
  5. Se estamos trabalhando na otimização de uma página ativa, qualquer alteração na URL deve ser feita sem esquecer de redirecionar aquele endereço antigo para a nova URL, otimizada. Para isto utilizamos o redirecionamento 301.
    Isto é bom para tanto para o usuário quanto para o São Google que conseguirá rastrear aquele novo conteúdo.
    Como se não bastasse, além de beneficiar o entendimento do Google e não prejudicar a experiência do usuário, os redirecionamentos 301 também transferem toda a autoridade da URL antiga para a nova, fazendo com que o trabalho de otimização antigo não seja completamente perdido.
  6.  O próximo passo da otimização on-page é adicionar esta palavra-chave nos cabeçalhos da página e no conteúdo.
    O uso destas palavras deve ser natural. Nada de ficar repetindo para mostrar a quantidade de vezes seu texto contém determinada palavra! Isso é uma técnica abusiva e se o Tio Google, espertinho que é, entender seu texto assim, você pode ser rebaixado ou banido.
  7. Se houver imagens no texto, utilizamos a palavra-chave também no texto alternativo da imagem, o que beneficia também a experiência do usuários e dos robôs do Google. Apesar de toda esta inteligência, os mecanismos de busca não conseguem “ler” as imagens. Esta tag de texto alternativo os ajuda a entender do que a imagem se trata.
    Além disso, colocar a palavra-chave no texto alternativo da imagem pode colocá-la em exposição nos resultados de busca no Google Imagens, o que também será benéfico para sua empresa.
  8.  Em seguida, tentamos utilizar a palavra-chave principal na meta descrição da página em questão. A meta descrição é aquele pequeno texto que segue sempre abaixo dos links azuis nas páginas do São Google. Sempre que houver uma correspondência da sua palavra com o termo buscado, ela ficará em negrito e chamará ainda mais a atenção do usuário.
    O ideal é deixar cada página do seu site com uma meta descrição única e com menos de 140 caracteres.

Otimização com os links

Um outro ponto que não podemos deixar de prestar bastante atenção é a inclusão de links realmente relevantes para o conteúdo da página.

Links para fontes confiáveis ajudam a criar mais confiança para o seu próprio site.

Aqui, também, é importante não exagerar! Um ou dois links para fontes interessantes por parágrafo está excelente.

Fazemos links também para outras páginas do seu site. Uma página com link para uma outra página do seu site pode ajudar o seu usuário a entender o assunto com maior amplitude. Você deve perceber que sempre que falamos de produção de conteúdo, colocamos este link para nossa página onde falamos sobre isso. Sempre que falamos sobre criação de sites colocamos este link para a nossa página que fala especificamente sobre nosso trabalho de desenvolvimento de sites.

Ao fazer estes links, é importante certificar-se de que o texto do link contém palavras-chave relevantes para a página que estamos otimizando.

Veja um bom exemplo:

O uso das palavras-chave no texto do link

Ao invés de colocar o link como “Clique aqui”, o uso das palavras-chave é mais recomendado.

Otimização as páginas para uma boa experiência para o usuário

O São Google também avalia a experiência que os usuários tem em seu site. Ele dá muito valor para sites intuitivos e fáceis de navegar.

Num site realmente bom, o usuário não precisa “caçar” aquilo que quer. Ele deve encontrar tudo de maneira natural, intuitiva.

A experiência do usuário é determinante na sua caminhada pelas etapas da Metodologia Inbound.

Em outras palavras: um desconhecido nunca se tornará seu lead e muito menos seu cliente, se seu site não proporcionar uma boa experiência de navegação.

Otimização do site para dispositivos móveis

Pela obviedade, acreditamos que nem precisaríamos falar disso mas, aqui vamos nós…

É importantíssimo ter um site responsivo, que se adapta em diferentes formatos de tela.

De acordo com a Global Web Index, mais de 80% dos usuários de internet tem um telefone que acessa a rede.

Uma vez que este número aumenta a cada dia, tanto o Tio Google quanto seus concorrentes estão tentando retornar em seus resultados somente sites “mobile-friendly“, ou seja, sites que tenham uma versão feita para tablets e celulares.

Voltando à estratégia SEO

Depois de toda esta otimização feita, o objetivo deve ser a promoção do seu conteúdo memorável. Pra isso utilizamos o e-mail e as redes sociais.

Quanto mais as pessoas lerem, compartilharem e criarem links para o seu conteúdo, melhor pra sua empresa! Seu site ganha popularidade e, aos olhos do Tio Google, ganha confiança.

Ganhar links para o seu conteúdo, ou SEO Off page

Além da promoção do conteúdo, você precisa se portar como uma autoridade no assunto.

Para isso, é preciso ganhar links para o seu site. Fazer com que outros sites façam referência ao seu conteúdo.

A maior parte da importância destes links vem de sua qualidade e apenas uma pequena parte deste valor vem da quantidade de links.

Em outras palavras, é excelente quando ganhamos um link importante para o nosso cliente.

O que acontece é que os mecanismos de busca seguem os links entre as páginas para tentar entender como elas estão relacionadas.

Os links que chegam o seu site, ajudam o Tio Google a compreender a autoridade dele. Por isso, se um site confiável cria um link para o seu site, ele se torna mais confiável!

É pensando nisso que buscamos conseguir links de qualidade para nossos clientes!

Mas atenção! Os links não são todos iguais!

Certifique-se de que seu site está recebendo links de boa qualidade! Não foque na quantidade! Foque na qualidade dos links!

Links de qualidade vem de sites que já são confiáveis e/ou autoridades no setor.

Ainda sobre o recebimento de links

SEO para criar relacionamentosEmbora seja um trabalho de longo prazo, o objetivo da otimização de sites feita com responsabilidade é criar relacionamentos.

Relacionamentos com sites que já são autoridade no seu setor, com líderes de pensamento do setor. Esta é a maneira mais eficiente de fazer sua empresa ser lembrada pelas pessoas que podem criar links de qualidade para o seu site.

Para isso, atualizamos suas redes sociais constantemente, enviamos emails simpáticos e buscamos manter sempre uma atividade nos blogs e fóruns de discussão do setor.

É válido ainda tentar o bom e velho bate-papo! Fazer conexões em reuniões, conferências e no dia-a-dia de maneira geral.

Uma boa maneira de criar relacionamentos é produzindo conteúdo memorável com a ajuda destes líderes de pensamento do setor.

Estes líderes do ramo não só ajudam a escrever o conteúdo como também ajudam a compartilhá-lo. Este compartilhamento dá ao seu site um novo link e muitos novos visitantes.

Como criar um conteúdo memorável com a ajuda dos líderes do setor

  • Podemos criar listas de “Os melhores”, por exemplo: “Os melhores carrinhos de aspiração de piscinas de 2017”;
  • Podemos criar lista de itens necessários para determinada tarefa, por exemplo: “6 produtos indispensáveis para limpar uma piscina”;
  • Podemos entrevistar um líder do setor e publicar como uma postagem no blog;
  • Podemos escrever conteúdo com a colaboração dos usuários;
  • Podemos pedir um destes líderes para escrever o prefácio ou fazer uma citação para um e-book que criamos.

Outras dicas rápidas de SEO

Para angariar um pouco mais de autoridade e acelerar o processo de escalada do seu site nos resultados do Tio Google, também podemos:

  • criar uma página para sua empresa nos principais sites de diretório online;
  • criar uma página no Google Plus com link para o local exato da empresa.

Então, estes são os fundamentos de uma boa estratégia de otimização de sites. Espero que você tenha gostado do texto e que esteja interessado na continuação desta nossa série sobre Inbound Marketing, o Marketing de Atração.

Na próxima publicação mostraremos como é um site otimizado para o Google e você poderá ver tudo isso na prática, ok?

Continue com a gente e se apaixone também pelo Inbound Marketing! Até logo! ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.