São Google

A atualização Mobile First Index

Nem os mais otimistas acreditavam que em 2017 a maior parte dos acessos de um site seria proveniente de telefones celulares.

Na prática, o que acontece é que com a popularização dos smartphones a busca no Google passou a ser feita também na rua, no trabalho, dentro do ônibus… Em locais para onde as pessoas não levam seus computadores!

Infelizmente (ou felizmente, dependendo de como você desenvolveu seu site) o Tio Google ainda não alterou seu algoritmo de maneira completa para esse novo cenário. Quando ele o fizer, vamos ver em prática o Mobile First Index!

Nosso São Google ainda está fazendo alguns testes isolados para a nova atualização Mobile First Index.

Se o seu site ainda não é otimizado para dispositivos móveis, fique esperto! A partir do ano que vem, 2018, deve haver uma alteração contundente no algoritmo de buscas do Google e ele deve enxergar seu site como algo absolutamente inapropriado para praticamente qualquer pesquisa.

Com a chegada desta atualização que chamamos de Mobile First Index você deve ter em mente algumas coisas…

A grande atualização Mobile First Index

Sites ResponsivosAssim como seu nome diz, o Mobile First Index vai mudar como o Tio Google indexa as páginas e como elas são classificadas nos resultados das buscas. (Lá vamos nós estudar mais para trabalhar com SEO…)

Nos dias atuais, Novembro de 2017, os sites são avaliados primeiramente de acordo com sua versão para computadores.

Hoje ele indexa primeiro o site responsivo ainda que analise também a versão mobile.

Além disso, para fazer a ordenação dos resultados da busca, ele considera a versão para computador como critério principal.

O que muda com o Mobile First Index

Tudo? Talvez… A produção de conteúdo continua sendo fundamental para aparecer na primeira página!

Quando o Mobile First Index for implementado de fato, tudo que o Tio Google considera para posicionar seu site nas páginas de busca poderá ser observado a partir da versão mobile ou responsiva do seu site. Em outras palavras, se você não tem um site responsivo, você está praticamente fora do jogo!

Tanto o site responsivo quanto o site para mobile poderão sofrer os impactos dessa atualização já que a intenção é saber qual conteúdo está na versão exibida no celular e se houver elementos do seu site que não são exibidos no celular, provavelmente eles se tornará irrelevante ou menos importante para os resultados das buscas.

Na prática, o que podemos ver é o seguinte: se o conteúdo não é mostrado nas telas de telefones, o Tio Google pode simplesmente ignorá-lo e fingir que ele não existe.

Mobile First IndexQuando o Mobile First Index chega

Nenhum funcionário disse abertamente quando essa atualização deve entrar em ação mas já sabemos que os testes estão sendo feitos de maneira isolada. E cá entre nós, você sabe que o Google não costuma brincar em serviço, não é mesmo?

Aqui na Sete Clave apostamos que essa mudança deve chegar ainda no primeiro semestre de 2018!

O posicionamento dos sites em geral deverá ser impactado de maneira dramática já que ainda existem, por incrível que pareça, muitos sites com problemas para serem exibidos em telas menores.

A gente sabe que o Tio Google evita mudanças bruscas nos resultados mas esta deverá ser um terremoto especialmente para os sites mais antigos que ainda não deram atenção para este novo cenário!

A transição para o Mobile First Index

É provável que esta mudança seja gradual mas estamos certos de que em 2018 ela já estará 100% implementada e os sites que não tiverem boa apresentação em telefones e telas menores serão punidos severamente.

Como o Tio Google é bonzinho, provavelmente a mudança deverá começar com os sites que ele julga adaptados para o ambiente Mobile.

Sete ClavePossivelmente ele vai até avisar os proprietários de sites que utilizam o Google Search Console para observarem as novas diretrizes…

Se você é um cliente desses lindos aqui, seu site já é responsivo e já abre lindamente em qualquer telefone celular. Se ainda não é, fale conosco!

Estamos sempre à disposição para trabalhar na otimização do seu site para dispositivos móveis!

Criação de sites responsivos tem nome: Agência Sete Clave!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.