Por mais que você tenha um produto de qualidade, não basta abrir as portas para começar a vender, afinal, é preciso ser visto pelos seus potenciais consumidores. Além disso, existe a concorrência, já fixada no mercado, e vários outros fatores que podem fazer com que você tenha dificuldades de se estabelecer.
Então, o que fazer?
Existe uma série de ações que podem facilitar a sua chegada, divulgação e aceitação por parte do público, contudo, algumas são consideravelmente mais urgentes. Pensando nisso, hoje vamos listar algumas das dicas de quem abriu seu empreendimento e conseguiu atravessar este período crítico, que geralmente são os primeiros dois anos. Confira os quatro passos para começar a vender:
- Invista em uma equipe comprometida
- Foque no seu público alvo
- Apareça na Internet de modo estratégico
- Tenha um sistema de gestão
O que você vai ler nesta publicação:
Invista em uma equipe comprometida
O primeiro dos quatro passos para começar a vender depois de abrir um negócio é contar com uma equipe capacitada e competente. Além disso, ela deve estar comprometida com o seu negócio e em sintonia com os seus objetivos.
Para fomentar isso, o melhor é incentivar a sua equipe, oferecendo um ambiente de trabalho propício para o desenvolvimento das suas tarefas cotidianas. Isso é feito não só dispondo das ferramentas adequadas como também garantindo a boa comunicação entre todos.
É preciso motivar a troca de ideias e o trabalho colaborativo, o que costuma ser muito produtivo para as empresas de diversos segmentos de mercado. Afinal, como vender se trata de um trabalho em equipe, é imprescindível que haja essa sintonia.
Como um líder experiente, você deve saber que o comprometimento da sua equipe cresce à medida que os seus membros são incentivados. Se não é tão experiente assim, procure este incentivo por meio de bônus, prêmios, participações nos lucros da empresa e outros mecanismos.
Foque no seu público alvo
Existem muitos consumidores, mas nem todos eles fazem parte do seu público alvo, ou seja, estão mais sujeitos a adquirir os seus produtos e serviços. Por isso, é essencial focar na sua persona para não perder tempo nem recursos no processo de vendas.
Além disso, é necessário conhecer muito bem o seu público alvo, como é o seu comportamento de compra e, claro, obter o máximo de informações sobre ele. Não basta saber a sua faixa etária e o seu gênero, você deve ainda conhecer o máximo sobre suas preferências, seus gostos e seus hobbies. Onde mora, com quem mora, qual a sua renda familiar e outras características devem ser levantadas. Essas informações contribuem para direcionar as suas ações de venda e campanhas de marketing.
Você também deve estar por dentro das tendências para oferecer aos seus clientes em potencial as últimas novidades. Assim, é possível sempre estar um passo à frente da concorrência.
Apareça na Internet de modo estratégico
A Internet se tornou um dos principais aliados das empresas que desejam alcançar o seu público alvo de maneira eficiente. Se seus potenciais clientes estão nas redes, é preciso saber em quais delas.
Você pode trabalhar a presença nas redes sociais que realmente são vantajosas para o seu negócio. Além disso, há diversas outras maneiras de apostar no marketing digital, além de criar seu site, trabalhar com marketing de conteúdo, anúncios no Google, e-mail marketing e muito mais.
No entanto, em meio a tantas opções é preciso saber quais são realmente relevantes para se comunicar com o seu público alvo. Por isso é preciso não só conhecê-lo, mas também descobrir como cada canal de comunicação contribui com a sua estratégia de marketing.
Por isso, pode ser importante contratar uma empresa especialista em marketing digital para oferecer as melhores soluções para o seu negócio.
Tenha um sistema de gestão
Como já foi dito, é preciso munir a sua equipe com as ferramentas adequadas para que ela possa executar suas tarefas com eficiência. Um software ERP é um exemplo de recurso tecnológico ideal para gerenciar empresas de todos segmentos de mercado e portes.
Ele não só informatiza os dados e conecta os setores como também automatiza os procedimentos. Dessa maneira, você e a sua equipe realizam a rotina diária com muito mais dinamismo, seja para controlar as finanças, estoques, orçamentos, fluxo de caixa, etc.
Isso porque o software ERP tem módulos com diferentes funcionalidades, que permitem ainda a emissão de nota fiscal e boleto bancário, controle de vendas e obtenção de diversos tipos de relatórios. O GestãoClick é um software ERP online com essas e outras funções. Se você ainda não conhece, está perdendo tempo!
Com cautela e um passo de cada vez, é possível fazer sua empresa crescer de maneira sustentável e com um alicerce estruturado. Se tiver alguma dúvida com relação a algum destes passos, fale conosco! A Agência Sete Clave trabalha com Marketing Digital não só no Brasil mas também nos Estados Unidos e em Portugal! Conte com a gente sempre que precisar!
Categorias
- Agência Sete Clave (21)
- Criação de sites (8)
- Email (1)
- Gestão (1)
- Inbound Marketing / Marketing de Atração (20)
- Marketing de Conteúdo (1)
- Marketing Digital (8)
- Otimização de Sites – SEO (3)
- Privacidade (1)
- Produtividade (1)
- Redes Sociais (1)
- São Google (7)
- Vendas (5)
Posts recentes
- Guia de Marketing para as Redes Sociais – O que é e quais os benefícios do marketing para as mídias sociais
- Como realizar o backup de suas mensagens através do Outlook – Exportar e importar emails
- 10 principais fatores que melhoram o rankeamento do seu site no Tio Google
- Criação de sites no Uruguai
- Tecnologia eficiente para criação de sites
- O que é arquitetura da informação?
- Quer ganhar a confiança dos seus clientes? Comece pensando na privacidade…