Vendas

Abriu um negócio? Confira os quatro passos para começar a vender

Por mais que você tenha um produto de qualidade, não basta abrir as portas para começar a vender, afinal, é preciso ser visto pelos seus potenciais consumidores. Além disso, existe a concorrência, já fixada no mercado, e vários outros fatores que podem fazer com que você tenha dificuldades de se estabelecer.

Então, o que fazer?

Existe uma série de ações que podem facilitar a sua chegada, divulgação e aceitação por parte do público, contudo, algumas são consideravelmente mais urgentes. Pensando nisso, hoje vamos listar algumas das dicas de quem abriu seu empreendimento e conseguiu atravessar este período crítico, que geralmente são os primeiros dois anos. Confira os quatro passos para começar a vender:

  • Invista em uma equipe comprometida
  • Foque no seu público alvo
  • Apareça na Internet de modo estratégico
  • Tenha um sistema de gestão

Invista em uma equipe comprometida

Equipe comprometidaO primeiro dos quatro passos para começar a vender depois de abrir um negócio é contar com uma equipe capacitada e competente. Além disso, ela deve estar comprometida com o seu negócio e em sintonia com os seus objetivos.

Para fomentar isso, o melhor é incentivar a sua equipe, oferecendo um ambiente de trabalho propício para o desenvolvimento das suas tarefas cotidianas. Isso é feito não só dispondo das ferramentas adequadas como também garantindo a boa comunicação entre todos.

É preciso motivar a troca de ideias e o trabalho colaborativo, o que costuma ser muito produtivo para as empresas de diversos segmentos de mercado. Afinal, como vender se trata de um trabalho em equipe, é imprescindível que haja essa sintonia.

Como um líder experiente, você deve saber que o comprometimento da sua equipe cresce à medida que os seus membros são incentivados. Se não é tão experiente assim, procure este incentivo por meio de bônus, prêmios, participações nos lucros da empresa e outros mecanismos.

Foque no seu público alvo

Foque no seu público alvoExistem muitos consumidores, mas nem todos eles fazem parte do seu público alvo, ou seja, estão mais sujeitos a adquirir os seus produtos e serviços. Por isso, é essencial focar na sua persona para não perder tempo nem recursos no processo de vendas.

Além disso, é necessário conhecer muito bem o seu público alvo, como é o seu comportamento de compra e, claro, obter o máximo de informações sobre ele. Não basta saber a sua faixa etária e o seu gênero, você deve ainda conhecer o máximo sobre suas preferências, seus gostos e seus hobbies. Onde mora, com quem mora, qual a sua renda familiar e outras características devem ser levantadas. Essas informações contribuem para direcionar as suas ações de venda e campanhas de marketing.

Você também deve estar por dentro das tendências para oferecer aos seus clientes em potencial as últimas novidades. Assim, é possível sempre estar um passo à frente da concorrência.

Apareça na Internet de modo estratégico

Serviços de marketing digitalA Internet se tornou um dos principais aliados das empresas que desejam alcançar o seu público alvo de maneira eficiente. Se seus potenciais clientes estão nas redes, é preciso saber em quais delas.

Você pode trabalhar a presença nas redes sociais que realmente são vantajosas para o seu negócio. Além disso, há diversas outras maneiras de apostar no marketing digital, além de criar seu site, trabalhar com marketing de conteúdo, anúncios no Google, e-mail marketing e muito mais.

No entanto, em meio a tantas opções é preciso saber quais são realmente relevantes para se comunicar com o seu público alvo. Por isso é preciso não só conhecê-lo, mas também descobrir como cada canal de comunicação contribui com a sua estratégia de marketing.

Por isso, pode ser importante contratar uma empresa especialista em marketing digital para oferecer as melhores soluções para o seu negócio.

Tenha um sistema de gestão

Software de gestãoComo já foi dito, é preciso munir a sua equipe com as ferramentas adequadas para que ela possa executar suas tarefas com eficiência. Um software ERP é um exemplo de recurso tecnológico ideal para gerenciar empresas de todos segmentos de mercado e portes.

Ele não só informatiza os dados e conecta os setores como também automatiza os procedimentos. Dessa maneira, você e a sua equipe realizam a rotina diária com muito mais dinamismo, seja para controlar as finanças, estoques, orçamentos, fluxo de caixa, etc.

Isso porque o software ERP tem módulos com diferentes funcionalidades, que permitem ainda a emissão de nota fiscal e boleto bancário, controle de vendas e obtenção de diversos tipos de relatórios. O GestãoClick é um software ERP online com essas e outras funções. Se você ainda não conhece, está perdendo tempo!

Com cautela e um passo de cada vez, é possível fazer sua empresa crescer de maneira sustentável e com um alicerce estruturado. Se tiver alguma dúvida com relação a algum destes passos, fale conosco! A Agência Sete Clave trabalha com Marketing Digital não só no Brasil mas também nos Estados Unidos e em Portugal! Conte com a gente sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.