Vendas

7 Dicas de como prospectar clientes e vender mais

Nas últimas publicações falamos sobre o aumento da produtividade e também demos algumas dicas para sua empresa vender mais. Hoje vamos falar sobre a prospecção de clientes. Você sabe como funciona o processo de prospecção?

Listamos 7 dicas surpreendentes para alcançar sucesso na busca por mais clientes.

Dicas para prospectar clientes

Prospectar é basicamente ir atrás de mais clientes, mas, ao contrário do que se imagina, não somente com intuito de vender! A ideia principal é aproximar sua marca das necessidades do seu público. É ser sempre lembrado por ele.

Isso será alcançado com boas estratégias, nada de fazer propagandas descabidas. A empresa precisa, antes de tudo, conhecer bem seu segmento, e estar certa de que oferece as soluções ideais para esses novos clientes. Vamos às dicas importantes!

Tenha claro sua persona ou público alvo

É fundamental que, antes de ir atrás de mais clientes, você saiba para quem vai vender seus produtos ou serviços. Se não tiver dentro da empresa especialistas em marketing, vale terceirizar uma assessoria para ter a estratégia mais adequada ao seu tipo de negócio.

Mesmo que a tendência atual seja trabalhar persona (personagem fictício que simula o consumidor final), muitos ainda preferem desenvolver seus trabalhos em marketing com público-alvo. Independente de sua escolha, isso precisa ser decidido rapidamente.

Pesquisa de mercado sempre

Pesquisa de mercadoEssa é uma atividade que acompanha empresas que não desejam perder o foco do mercado. É necessário saber as vontades do público, e também, como a concorrência tem atuado além de conhecer as novidades de outros mercados.

A pesquisa de mercado é uma poderosa ferramenta que indica quais são as estratégias mais positivas em determinados momentos. Para prospectar mais clientes é fundamental ter o mercado e seus parâmetros em mente.

Numa ilustração bem simples, é como se fosse vender casacos em pleno verão, será que é uma boa escolha? E se for, para quem irá vender? São questões que uma boa pesquisa apontará resultados válidos.

Na prospecção, não tente vender

Vale ressaltar que conquistar clientes é uma etapa que antecede a venda. Então, para empresas que forem fazer visitas de prospecção, o foco é apresentar a marca, e passar credibilidade.

As conversas devem ser orientadas nesse formato. Lembre-se que está abrindo portas. Tentar vender nesse momento será constrangedor, e perderá oportunidades futuras com os potenciais clientes.

Insira sua empresa no mundo digital

Negócios que estão fora da internet perdem demais a capacidade de prospectar mais clientes. A web atualmente é responsável por fatia generosa da venda de produtos e serviços.

Não há negócios que se mantenham fora desse espaço. A atuação empresarial nas redes sociais têm uma força surpreendente para divulgar e propagar marcas.

Porém, não é um investimento aleatório. Não basta criar o site para constar na sua apresentação comercial. A página de sua empresa precisa oferecer algo ao público e se tornar atraente. Somente assim cumprirá seu papel de prospectar.

Também aqui, é importante estar atento à necessidade de contratar uma empresa especializada em marketing digital. Se precisar, fale conosco! 🙂

O Networking é um grande aliado

Faça networkingÉ importante estar no lugar onde as coisas estão acontecendo. Ao mesmo tempo, ser apresentado a novos grupos e pessoas com destaque no segmento de sua empresa.

Comparecer a eventos do setor deve ser uma obrigação, afinal, é um ambiente propício à concretização de parcerias e até mesmo novos negócios.

Nós mesmo, da Agência Sete Clave, estivemos há pouco tempo na FINIT, acompanhando os passos do mercado de tecnologia e inovação. 😉

Uma boa apresentação faz diferença

Ao visitar futuros clientes, preze por uma boa apresentação comercial. Evite ser enfadonho, cansativo… Transpareça objetividade pois é uma característica cada vez mais apreciada.

Monte roteiros de tudo que irá fala, se concentre nele que se sairá bem. Os especialistas indicam que de 5 a 30 minutos deve ser o tempo de sua apresentação.

Tenha uma administração positiva

De nada vale ir atrás de mais clientes, se sua empresa ainda está presa a processos administrativos ultrapassados. Decisões engessadas por formulários, ou falta de comunicação entre setores, são pontos que devem ser eliminados. A imagem de sua empresa está em jogo, então cuide de manter sua empresa organizada!

Alguns clientes, antes de fechar negócios, verificam se sua empresa realmente está preparada. É importante mostrar aos interessados em seus produtos que sua empresa conta com um controle financeiro eficaz, um bom controle de vendas de seus funcionários, por exemplo.

Capacitar funcionários, rever estrutura física, adotar um software de gestão empresarial serão investimentos mais do que necessários para sua empresa ganhar mais clientes, e conquistar conta mais vendas.

Estas são nossas 7 dicas para você prospectar mais e melhor. É válido lembrar que com a otimização do site você passa uma parte do trabalho de prospecção para o Tio Google. Já imaginou deixar que o buscador capture novos clientes a cada dia pra sua empresa?

Pois é isso mesmo! Pense bem nestas dicas e conte pra gente do que achou! Se ficou alguma dúvida, deixe pra gente no campo de comentários! Fique à vontade para falar conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.