Muitos empreendedores não se dão conta que o processo de venda depende de regras complexas. Algumas vezes, vendedores experientes já utilizam essas técnicas de maneira intuitiva, mas sempre é preciso se aprofundar nos segredos do mundo dos negócios em busca de práticas de vendas mais robustas e fidelizadoras.
Pensando nisso selecionamos 5 segredos para você aplicar e vender mais e garantindo que sua empresa esteja sempre em destaque.
O que você vai ler nesta publicação:
Conheça seu cliente – a regra temporal
Algumas empresas focam sua gestão em diferentes áreas, se esquecendo do fundamental: o cliente. Ele é o objetivo final de todo o trabalho empresarial, pois é ele quem diz se um produto ou serviço vale o preço cobrado. Para criar estratégias de vendas de sucesso é preciso compreender o que o cliente quer. Uma boa forma de fazer isso é dividindo sua abordagem em três tempos; passado, presente e futuro:
- O cliente quer ser ouvido (se refere ao passado do cliente, suas impressões pessoais, seus desejos).
- O cliente quer comprar o produto certo (se refere ao presente, o cliente tem a necessidade de satisfazer um desejo agora).
- O cliente quer poder contar sempre com essa empresa (se refere ao futuro da compra – o cliente pensa, antes de comprar, se sua satisfação será mantida).
Se você é vendedor, estabeleça sua estratégia de venda em três partes. Compreenda o que seu cliente deseja (passado), resolva seu problema (presente) e crie pontes para vendas posteriores (futuro).
Venda remotamente
Uma pesquisa realizada pelo site Gizmodo mostrou que muitos consumidores namoram um produto virtualmente e terminam suas compras em negócios físicos. O contrário também ocorre, com clientes que avaliam um produto numa loja física e fecham suas compras numa loja virtual. Isso se dá por uma necessidade de liberdade de escolha que só a compra online permite.
No mundo das vendas é preciso saber a hora certa de se aproximar, ou de dar autonomia aos seus clientes. Para isso, criar uma loja virtual pode ser fundamental para garantir mais vendas.
Outro mercado em expansão é o das vendas em redes sociais. Hoje já é possível vender através de sites como Instagram e Facebook, oferecendo ao cliente a comodidade de comprar no conforto de sua casa. Diante dessas facilidade atente-se em não descuidar do seu controle de vendas e mantenha sempre o acompanhamento e, principalmente, o engajamento dos usuários no perfil da sua empresa nas redes sociais.
Se não conseguir fazer isso sozinho, conte conosco! Trabalhamos com gestão de mídias sociais, que se resume basicamente a isso: geração de engajamento nas redes sociais.
Invista em gestão
Não comece a vender apenas na hora em que seus produtos vão para a prateleira. Invista em um software de gestão que fará com que sua empresa administre melhor cada etapa de uma venda – do cadastro de fornecedores até o feedback do cliente.
Pense a venda como um processo interno contínuo, que nasce na gestão de estoques, no controle de caixa e no cadastro de fornecedores e clientes. Com um sistema automatizado de gestão empresarial você assume o controle de sua empresa, desde o momento em que um produto chega, até sua compra. Isso se reflete em vendas mais assertivas e maiores lucros.
A venda não acaba quando termina
Um erro comum é pensar que o processo de venda termina quando o cliente sai da empresa. Na verdade, ao final de uma compra, inicia-se um novo processo, o pós-venda.
Não importa qual seja o seu produto, esta é uma etapa essencial e muitas vezes negligenciada por vendedores experientes.
O pós-venda pode ser classificado em três etapas:
- Satisfação plena: quando o cliente chega em casa e se sente totalmente satisfeito com o produto ou serviço adquirido.
- Satisfação média: quando o cliente avalia que seu produto ou serviço tem qualidades, mas também alguns erros e que poderia ser melhor.
- Insatisfação: quando o cliente definitivamente não aprova o seu produto ou serviço.
No primeiro caso é provável que o cliente retorne até sua empresa e consuma novamente. É a hora de manter a qualidade, surpreendendo o cliente com algo que ele não esperava encontrar num segundo encontro.
No segundo caso é necessário que sua empresa tenha um cadastro de clientes ativos e que faça um call-back, um segundo contato para saber onde seu negócio errou. Nesta hora um sistema de automação comercial faz toda a diferença, com um cadastro digital de clientes. É hora de conter danos, reforçar qualidades e oferecer descontos ou promoções para suprir os defeitos da venda.
No terceiro caso é certo que o cliente não retornará até sua empresa novamente. Mas nem tudo está perdido. Entre em contato com o cliente, ou crie canais para reclamações.
Considere os clientes insatisfeitos como os mais importantes. São esses clientes que irão apontar suas falhas, proporcionando a chance de melhoria e de crescimento de sua empresa.
Engaje seus clientes
Jeffrey Gitomer, autor do livro A Bíblia de Vendas, fala da importância do boca a boca na hora de garantir boas vendas.
Nenhuma campanha de marketing cara e de longo prazo irá fazer por seu negócio o que o simples boca a boca faz em poucos dias.
Para garantir que sua empresa se torne reconhecida de maneira espontânea é preciso seguir três passos fundamentais:
- Saiba o desejo do cliente: todo cliente possui uma necessidade, cabe a sua empresa saciar esse desejo.
Quando as pessoas recebem o que querem elas se tornam divulgadoras espontâneas. - Saiba surpreender seu cliente: além do desejo fundamental, há, em todo cliente, a vontade de deslumbramento.
Tenha sempre cartas na manga. Clientes que são surpreendidos positivamente jamais se esquecem de uma empresa e se tornam fiéis compradores. - Saiba estimular o boca a boca: o maior canal de boca a boca do mundo é a internet.
Estimule seus clientes a deixarem depoimentos, a darem dicas e compartilharem seu conteúdo.
O engajamento digital não apenas fortalece suas vendas, mas representa uma economia de investimento em propaganda paga.
E você, tem algum segredo para vender mais? Conte pra gente através do campo de comentários! E sempre que precisar, fale conosco! 😉
Categorias
- Agência Sete Clave (21)
- Criação de sites (8)
- Email (1)
- Gestão (1)
- Inbound Marketing / Marketing de Atração (20)
- Marketing de Conteúdo (1)
- Marketing Digital (8)
- Otimização de Sites – SEO (3)
- Privacidade (1)
- Produtividade (1)
- Redes Sociais (1)
- São Google (7)
- Vendas (5)
Posts recentes
- Guia de Marketing para as Redes Sociais – O que é e quais os benefícios do marketing para as mídias sociais
- Como realizar o backup de suas mensagens através do Outlook – Exportar e importar emails
- 10 principais fatores que melhoram o rankeamento do seu site no Tio Google
- Criação de sites no Uruguai
- Tecnologia eficiente para criação de sites
- O que é arquitetura da informação?
- Quer ganhar a confiança dos seus clientes? Comece pensando na privacidade…