Vendas

5 segredos de vendas que toda empresa precisa saber

Muitos empreendedores não se dão conta que o processo de venda depende de regras complexas. Algumas vezes, vendedores experientes já utilizam essas técnicas de maneira intuitiva, mas sempre é preciso se aprofundar nos segredos do mundo dos negócios em busca de práticas de vendas mais robustas e fidelizadoras.

Pensando nisso selecionamos 5 segredos para você aplicar e vender mais e garantindo que sua empresa esteja sempre em destaque.

Conheça seu cliente – a regra temporal

Algumas empresas focam sua gestão em diferentes áreas, se esquecendo do fundamental: o cliente. Ele é o objetivo final de todo o trabalho empresarial, pois é ele quem diz se um produto ou serviço vale o preço cobrado. Para criar estratégias de vendas de sucesso é preciso compreender o que o cliente quer. Uma boa forma de fazer isso é dividindo sua abordagem em três tempos; passado, presente e futuro:

  • O cliente quer ser ouvido (se refere ao passado do cliente, suas impressões pessoais, seus desejos).
  • O cliente quer comprar o produto certo (se refere ao presente, o cliente tem a necessidade de satisfazer um desejo agora).
  • O cliente quer poder contar sempre com essa empresa (se refere ao futuro da compra – o cliente pensa, antes de comprar, se sua satisfação será mantida).

Se você é vendedor, estabeleça sua estratégia de venda em três partes. Compreenda o que seu cliente deseja (passado), resolva seu problema (presente) e crie pontes para vendas posteriores (futuro).

Venda remotamente

Venda remotamenteUma pesquisa realizada pelo site Gizmodo mostrou que muitos consumidores namoram um produto virtualmente e terminam suas compras em negócios físicos. O contrário também ocorre, com clientes que avaliam um produto numa loja física e fecham suas compras numa loja virtual. Isso se dá por uma necessidade de liberdade de escolha que só a compra online permite.

No mundo das vendas é preciso saber a hora certa de se aproximar, ou de dar autonomia aos seus clientes. Para isso, criar uma loja virtual pode ser fundamental para garantir mais vendas.

Outro mercado em expansão é o das vendas em redes sociais. Hoje já é possível vender através de sites como Instagram e Facebook, oferecendo ao cliente a comodidade de comprar no conforto de sua casa. Diante dessas facilidade atente-se em não descuidar do seu controle de vendas e mantenha sempre o acompanhamento e, principalmente, o engajamento dos usuários no perfil da sua empresa nas redes sociais.

Se não conseguir fazer isso sozinho, conte conosco! Trabalhamos com gestão de mídias sociais, que se resume basicamente a isso: geração de engajamento nas redes sociais.

Invista em gestão

Não comece a vender apenas na hora em que seus produtos vão para a prateleira. Invista em um software de gestão que fará com que sua empresa administre melhor cada etapa de uma venda – do cadastro de fornecedores até o feedback do cliente.

Pense a venda como um processo interno contínuo, que nasce na gestão de estoques, no controle de caixa e no cadastro de fornecedores e clientes. Com um sistema automatizado de gestão empresarial você assume o controle de sua empresa, desde o momento em que um produto chega, até sua compra. Isso se reflete em vendas mais assertivas e maiores lucros.

A venda não acaba quando termina

Um erro comum é pensar que o processo de venda termina quando o cliente sai da empresa. Na verdade, ao final de uma compra, inicia-se um novo processo, o pós-venda.

Não importa qual seja o seu produto, esta é uma etapa essencial e muitas vezes negligenciada por vendedores experientes.

O pós-venda pode ser classificado em três etapas:

  • Satisfação plena: quando o cliente chega em casa e se sente totalmente satisfeito com o produto ou serviço adquirido.
  • Satisfação média: quando o cliente avalia que seu produto ou serviço tem qualidades, mas também alguns erros e que poderia ser melhor.
  • Insatisfação: quando o cliente definitivamente não aprova o seu produto ou serviço.

No primeiro caso é provável que o cliente retorne até sua empresa e consuma novamente. É a hora de manter a qualidade, surpreendendo o cliente com algo que ele não esperava encontrar num segundo encontro.

No segundo caso é necessário que sua empresa tenha um cadastro de clientes ativos e que faça um call-back, um segundo contato para saber onde seu negócio errou. Nesta hora um sistema de automação comercial faz toda a diferença, com um cadastro digital de clientes. É hora de conter danos, reforçar qualidades e oferecer descontos ou promoções para suprir os defeitos da venda.

No terceiro caso é certo que o cliente não retornará até sua empresa novamente. Mas nem tudo está perdido. Entre em contato com o cliente, ou crie canais para reclamações.

Considere os clientes insatisfeitos como os mais importantes. São esses clientes que irão apontar suas falhas, proporcionando a chance de melhoria e de crescimento de sua empresa.

Engaje seus clientes

A bíblia de vendasJeffrey Gitomer, autor do livro A Bíblia de Vendas, fala da importância do boca a boca na hora de garantir boas vendas.

Nenhuma campanha de marketing cara e de longo prazo irá fazer por seu negócio o que o simples boca a boca faz em poucos dias.

Para garantir que sua empresa se torne reconhecida de maneira espontânea é preciso seguir três passos fundamentais:

  • Saiba o desejo do cliente: todo cliente possui uma necessidade, cabe a sua empresa saciar esse desejo.
    Quando as pessoas recebem o que querem elas se tornam divulgadoras espontâneas.
  • Saiba surpreender seu cliente: além do desejo fundamental, há, em todo cliente, a vontade de deslumbramento.
    Tenha sempre cartas na manga. Clientes que são surpreendidos positivamente jamais se esquecem de uma empresa e se tornam fiéis compradores.
  • Saiba estimular o boca a boca: o maior canal de boca a boca do mundo é a internet.
    Estimule seus clientes a deixarem depoimentos, a darem dicas e compartilharem seu conteúdo.
    O engajamento digital não apenas fortalece suas vendas, mas representa uma economia de investimento em propaganda paga.

E você, tem algum segredo para vender mais? Conte pra gente através do campo de comentários! E sempre que precisar, fale conosco! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.