São Google

10 principais fatores que melhoram o rankeamento do seu site no Tio Google

Quem trabalha com criação de sites precisa ficar ligado a uma série de fatores que influenciam o posicionamento de suas criações nas SERP’s, as famosas páginas de resultados do Tio Google.

Trabalhando ou não com marketing digital, você provavelmente já sabe que o todo poderoso da Internet utiliza um algoritmo para apresentar os melhores resultados para as buscas dos usuários. Contudo, você já parou pra pensar quais são esses critérios? Já se perguntou o que exatamente o Tio Google avalia para determinar a ordem de exibição dos resultados nas páginas de busca?

É sobre isso que vamos conversar hoje! Vamos te mostrar pelo os 10 fatores de rankeamento mais importantes do Google para que você entenda o que precisa fazer para ficar entre as primeiras posições ou apenas para entender melhor como funciona essa mente que tanto sabe sobre nós e nossos sites.

10 principais fatores que melhoram o rankeamento

Como são centenas de fatores, é importante dar prioridade aos mais importantes. Separamos aqui os primeiros fatores que devem ser observados para melhorar o rankeamento de qualquer site:

Conteúdo único e de valorConteúdo único e importante para o usuário

Essa é a essência da otimização de sites: produzir conteúdo de qualidade para o usuário, como se não houvesse amanhã! É importante pensar mais no usuário e menos no algoritmo do Google.

Assim, o seu site tende a oferecer um conteúdo que agrada as pessoas e, como o Tio Google vem aprimorando cada vez mais o buscador, seu conteúdo acabará agradando a ele também!

Autoridade da página

O PageRank foi o primeiro algoritmo criado por Larry Page há mais de 20 anos. Ele se baseia nos links que uma página recebe e, apesar da idade, ainda é utilizado, como confirma o próprio Tio Google.

Autoridade do domínio

Além da autoridade da página, o domínio também é um dos fatores que melhoram o rankeamento de uma página. Saiba mais sobre a autoridade do domínio no Open Site Explorer.

TrustRank

O TrustRank é um parâmetro que avalia se o seu site é confiável. Nesse mundão da Internet também vale aquela máxima:

“Diga-me com quem andas que te direi quem és!”

Tio Google define seu TrustRank com base na quantidade de links que você recebe de sites considerados confiáveis.

Teste de velocidade de carregamento do siteVelocidade de carregamento

Nosso todo poderoso já disse textualmente isso inúmeras vezes: o tempo de carregamento do site influencia na experiência do usuário e, por consequência, no seu posicionamento nas páginas de resultados.

Por isso investimos tanto num bom servidor!

A hospedagem de sites é uma tarefa para quem se importa com seu negócio, e não para quem quer lucrar o máximo possível com ele!

Responsividade

Desde 2015 que o Tio Google vem dizendo que as páginas responsivas ganhariam relevância aos olhos do algoritmo, especialmente nas buscas realizadas a partir de dispositivos móveis.

Se não conhece a nomenclatura, não se assuste! Site responsivo é aquele que abre corretamente em telas de computador, de telefone e de televisão. Em outras palavras, responsividade é a capacidade que um site tem de se adaptar em qualquer formato ou tamanho de tela, capít?

Certificado SSL Certificado SSL

Outra tecla que já foi amassada pelo Tio Google: sites que usam Certificado SSL, ganham prioridade nos resultados.

Com o passar do tempo, assim como aconteceu como vários outros fatores, o uso do certificado de segurança no site deixará de ser opcional.

Presença da palavra-chave no título

O uso da palavra-chave é essencial na otimização de qualquer site. Como o título é um dos elementos mais importantes de uma página, é impossível não compreender a importância de ele apresentar a palavra-chave escolhida na página em questão.

Não tem como pensar diferente: a palavra-chave deve estar no título da página!

Usabilidade

A usabilidade do site precisa ser fluida, orgânica, leve… O site precisa guiar o usuário de forma amigável o direcionando para os locais onde estão as chamadas para ação.

Quanto mais o site facilita a vida do usuário, melhor será sua experiência. O visitante não deve precisar pensar para encontrar o que ele deseja na sua interface.

Um site com boa usabilidade retém o usuário por mais tempo, possui maior número de visualizações de página e menor taxa de rejeição.

Arquitetura da informação A arquitetura da informação

A arquitetura da informação também é um dos fatores que melhoram o rankeamento de qualquer website.

Não importa o tamanho do seu site ou se você vende apenas um produto ou serviço, a organização das informações é vital para o bom funcionamento do seu site.

O livro “Information Architecture for the World Wide Web“ enumera os principais componentes da Arquitetura da Informação como sendo:

  1. Organização Esquemática e Estruturas;
  2. Sistemas de Rotulagem;
  3. Sistemas de Navegação;
  4. Sistemas de Pesquisa.

Organizar o conteúdo é essencial para melhorar a usabilidade do site e auxilia o Tio Google a compreender seu conteúdo e o sentido de cada item do seu site.

Existem outros fatores que melhoram o rankeamento?

Definitivamente sim! Na realidade, são centenas deles e a gente pretende conversar mais sobre eles já nas próximas publicações.

Contudo, esses são os 10 principais fatores que o Google leva em consideração para ranquear seu site.

Criar um site é importante mas de nada adianta, ou praticamente nada, criar um site e não aparecer nos resultados do Tio Google.

Se seu site já está online, observe estes principais fatores e veja o incremento no número de visitantes que recebe diariamente.

Se precisar de qualquer tipo de ajuda, você sempre pode contar com a Agência Sete Clave! Fale Conosco através do contato@agenciaseteclave.com ou do telefone +55 (31)40420477.

Nossa sede é em Belo Horizonte, MG, temos servidores em São Paulo e também nos Estados Unidos.

Qualquer dúvida que tenha ficado, deixe pra gente nos comentários! Grande abraço e até a próxima! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.