São Google já é tão “todo poderoso” dentro e fora da Internet que hoje ele determina quem vive, quem somente sobrevive e também quem se vê obrigado a fechar as portas no mundo real.

Somos suspeitos para falar pois amamos tudo que ele faz, com a única exceção dos anúncios intrometidos no Youtube que vão na contramão da filosofia da empresa (e torram a paciência, fale a verdade!) mas o São Google está tão importante que já deixou de ser um nome e passou a ser usado como um verbo.

Aqui no Brasil, qualquer dúvida que a gente tem, basta “Gugar” e a resposta provavelmente está ali, na primeira posição.

Não importa o nicho em que sua empresa está inserida: se ela existe, ela precisa aparecer no Google! Por aqui na Agência o boato que corre é o seguinte:

Se não está no Google não existe!

E é assim mesmo que funciona!

Para quem já está nas primeiras posições do Tio Google, isso é excelente! Para quem ainda pretende escalar, eis o desafio: como fazer o Tio Google notar meu site?

Chamar a atenção do GoogleGritar o Tio Google por quê?

Se quiser aparecer para seu público alvo, você precisa aparecer para o Google! E vamos além: infelizmente não adianta mais apenas ter o site da sua empresa indexado… É preciso estar na primeira página! E nos perdoe a redundância pois já é possível ir além:

É preciso estar na primeira, na segunda ou, na pior das hipóteses, na terceira posição!

Com as últimas mudanças no algoritmo do Todo Poderoso, especialmente depois do Google Hummingbird, os resultados das pesquisas passaram a ser ainda mais determinantes da permanência ou não das empresas no mercado.

Se uma empresa, com sede em Belo Horizonte, trabalha com tratamento acústico e quer chamar a atenção de novos clientes através da Internet, ela não precisa aparecer para o termo “tratamento acústico”.

Na realidade o que vemos é que o Tio Google tem dado mais prioridade para as buscas locais e se esta empresa aparecer para o termo “tratamento acústico em Belo Horizonte” ela estará muito bem servida!

Estando na primeira posição, provavelmente esta empresa não conseguiria atender a toda a demanda proveniente do São Google.

O fato é que apenas 30% dos usuários clicam em resultados abaixo da quarta posição!

Apesar de tudo isso, ainda existem loucos que não dão valor para o bom posicionamento no Google! Vai entender…

Se você já se convenceu, provavelmente está se perguntando como chegar na primeira posição do Google, certo?

A notícia boa é a seguinte: não tem mistério!

Subindo no GoogleEscalando as páginas do São Google

Se você não entende muito dessa Internet de Meu Deus, vamos te explicar de maneira clara… Existem duas maneiras de aparecer na primeira posição do Google. Com dinheiro e sem dinheiro! 😉

Vamos ver cada uma delas…

Pagando para aparecer no Google

É simples aparecer na primeira posição do Google se você possui um montante disponível para este tipo de publicidade. É o que chamamos de Links Patrocinados (Publicidade no Google).

Pagando, você aparece nas primeiras posições da primeira página e também próximo do rodapé. Entretanto, aparece no seu link um diferenciador com a palavra “Anúncio” para que o usuário saiba que seu site está ali somente por estar pagando.

O produto do Google que permite este tipo de anúncio é chamado de Google Adwords. É um investimento pré pago que usa seus créditos clique após clique e o valor do clique varia de acordo com o nicho levando em consideração a palavra chave bem como sua concorrência.

Aparecendo no Google sem pagar

A segunda forma de aparecer nas milagrosas páginas do Mestre Google é assim: sendo bom!

Para não pagar e ainda assim aparecer no que chamamos de resultados orgânicos, é necessário trabalhar a otimização do site (Search Engine Optimization).

SEO - Otimização de Sites para o GoogleA sigla SEO significa, pra nós das terras tupiniquins, Otimização para Mecanismos de Busca. É um conjunto de técnicas usadas para fazer o seu site ficar “bonito na foto”.

Quando ele é bem feito, bem configurado, desenvolvido seguindo certas diretrizes, o Tio Google gosta e nos coloca na frente de vários outros que não fizeram o dever de casa.

O problema é que em vários nichos todos já fazem a otimização e o que diferencia quem fica na primeira página de quem fica na última é um outro item: o conteúdo!

Por isso trabalhamos com desenvolvimento de conteúdo! É um trabalho especializado que visa diferenciar seu site dos demais ao oferecer, para os usuários (e por que não para o Google?) conteúdo relevante.

O trabalho de otimização se baseia em três itens:

  • produção de conteúdo relevante
  • trabalho estratégico de palavras chave
  • criação de links ou “link building”

Uma das estratégias mais interessantes da atualidade é o que chamamos de Marketing de Atração, ou Inbound Marketing.

Estamos nos certificando com a Hubspot e em breve teremos o orgulho de exibir nosso selo de parceiro e oferecer nosso trabalho com o respaldo da maior referência de Inbound Marketing do planeta!

Para saber um pouco mais dessa metodologia de atração de clientes, confira nosso blog. Temos produzido bastante conteúdo acerca do Inbound e, se você quer aparecer no Google, é bom começar a se inteirar do assunto! Se preferir pode falar conosco também. Estamos sempre à disposição!

É assim que você fica bonito na foto! É assim que queremos te colocar no Google!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *