Apesar de não ser mais uma novidade, o Marketing Digital ainda é um grande desafio para muitas empresas. O método está em constante atualização, novas técnicas surgem com frequência e as empresas que tentam traçar suas estratégias e colocá-las em prática sozinhas acabam se perdendo em meio a tantas possibilidades.

Com isso, são vários os erros que surgem pelo caminho do planejamento estratégico de marketing digital, o que pode acabar desperdiçando tempo e dinheiro da sua empresa.

Independente do tipo de negócio, o empresário sempre deve controlar o uso dos recursos e alguns erros podem acabar impedindo esse controle. Mas não se preocupe, pois nunca é tarde para consertar e seguir no rumo certo para sua empresa.

Principais erros cometidos por empresas no Marketing Digital

Esquecer-se de fazer um planejamento estratégico

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer um planejamento estratégico de marketing digital vai muito além de criar um perfil nas redes sociais ou criar um site.

O Plano de Marketing Digital envolve a criação de estratégias de conteúdo, canais, uso de ferramentas adequadas que aumentarão o tráfego do seu site e o engajamento dos seus clientes nas redes sociais, tudo isso com cronograma e orçamento definidos.

É preciso elaborar cada etapa desse processo pensando no público-alvo.

Não definir personas

Personas no Inbound MarketingÉ importante criar uma persona, que é a personificação de um cliente ideal com segmentação por hábitos de consumo e preferências pessoais, para o qual você criará sua estratégia.

Quando uma empresa não identifica seu público-alvo e não define suas personas, provavelmente terá um alto custo de aquisição de clientes, seu time de vendas apresentará dificuldades para realizar conversões (vendas propriamente ditas) e poderá ter grandes embaraços para fidelizar seus consumidores.

Confira este nosso sobre “Os fundamentos do sucesso com Inbound Marketing” para saber mais sobre a criação das personas. E veja também este texto dos nossos parceiros do Gestão Click sobre “Os 5 maiores benefícios do uso de um ERP para suas vendas” e aprenda dicas interessantes para aumentar a suas vendas.

Desperdiçar o uso do Blog como ferramenta

Um blog proporciona diversos benefícios para uma marca ou empresa e isso acontece com baixíssimo custo. Através do blog sua empresa consegue se aproximar dos clientes e criar um relacionamento importante com eles.

O grande segredo é oferecer conteúdo relevante para o seu público-alvo, assuntos que realmente interesse pra ele e, dessa forma, ele lembrará da sua marca com confiança e simpatia.

Ter um blog e não produzir conteúdo

O conteúdo é o combustível do Inbound Marketing, pois novos usuários são atraídos por conteúdo relevante. Se a sua empresa não iniciou ainda a produção de conteúdo relevante sobre o seu segmento de atuação, certamente está perdendo enormes oportunidades de negócios.

A geração de conteúdo faz uma empresa receber muito mais visitas orgânicas (sem custo) provenientes do Tio Google, o que pode diminuir a necessidade de anunciar no Google e investir altos valores em outros tipos de propaganda.

As pessoas chegam até a sua empresa sem custo algum, apenas através das informações relevantes disponibilizadas em seu site ou blog.

Ignorar ou fazer mau uso das Mídias Sociais

As Redes Sociais estão presentes na vida de praticamente todo mundo e ignorar isso é um enorme erro.

Não importa se você gosta ou não de usá-las, o seu público está lá!

E mais do que isso, hoje as pessoas consideram as mídias sociais como um importante canal de relacionamento com as empresas. Elas curtem, compartilham e acompanham as marcas preferidas. Não estar presente nesses canais é ignorar seus clientes.

Ignorar as redes sociaisMas também não é só ter uma página no Facebook ou perfil no Instagram. É preciso usá-los com seriedade, respondendo os clientes, aproveitando oportunidades de contato, criando maneiras de interagir com seus fãs e consumidores da sua marca.

A melhor maneira de utilizar as mídias sociais também é através da divulgação do conteúdo produzido. A ideia é criar assuntos interessantes em seu blog e compartilhar nas redes sociais, conversar com seu público e estar acessível.

O Facebook é a maior rede social do mundo mas não é a única! O ideal é descobrir onde suas personas estão e canalizar os esforços nestas redes sociais.

Pode ser que seus clientes prefiram utilizar o Instagram, ou o Twitter…. É preciso descobrir quais são os canais de preferência do seu público-alvo e correr pra lá!

Não analisar os resultados da estratégia de marketing

Depois de planejar e colocar em prática todas as estratégias, como você pode dizer se o plano deu certo ou não se você não puder analisar os resultados?

Esse é um dos principais erros de quem tenta fazer o marketing digital da própria empresa sem os conhecimentos necessários.

É preciso mensurar os resultados, realizar testes A/B para otimizar as campanhas, e identificar quais estratégias realmente surtiram efeito e quais podem ser melhoradas.

Se você não tem conhecimento em marketing digital deve investir nesse aprendizado. Se não for possível, conte com uma Agência de Marketing Digital, como esta que vos fala, que certamente pode ajudar sua empresa a fazer um planejamento estratégico adequado que gere resultados.

Existem muitas empresas no mercado e é importante escolher uma que ofereça os melhores serviços de produção de conteúdo, criação de sites e blogs otimizados para buscadores, SEO, além de ajudar nas campanhas de links patrocinados e nas redes sociais.

Não usar um software de Gestão Empresarial

Software de gestãoMuitos empresários se esquecem de que é preciso muita organização para gerir uma empresa e a falta dela influencia todas as áreas do negócio.

Você pode contratar um Sistema ERP online, como o GestãoClick, para tornar a administração de sua empresa mais eficiente e assim controlar facilmente os orçamentos e resultados obtidos com suas campanhas de marketing digital.

Um sistema de gestão empresarial interliga os setores e proporciona mais dinamismo permitindo uma avaliação mais precisa dos resultados.

Isso é essencial para o planejamento de uma campanha de marketing digital, pois é preciso conhecer esses dados e saber o orçamento disponível para criar a estratégia e atingir os objetivos.

E você, já inseriu sua empresa nesse mundo do marketing digital ou ainda está perdendo clientes?

Se ficou alguma dúvida ou se quiser complementar com sua opinião, utilize o campo de comentários logo abaixo! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *