Ferramentas gratuitas para criação de sites acabam fazendo com que muita gente acredite que publicar um site nessa “Internet de meu deus” é tão simples quanto um simples clique no mouse.

É claro que, o desenvolvimento de sites é um processo mais complexo que leva em consideração as metas de curto prazo e também a visão da empresa para o que ela quer se tornar no médio e no longo prazo. Infelizmente, olhando mais de perto, fica claro que nenhum site que vale a pena consegue ser desenvolvido com poucos cliques e com pouco ou nenhum planejamento.

Mesmo depois de desenvolver seu site e inserir todo o conteúdo que você tem pra ele, estamos apenas na metade do caminho para que ele possa ser realmente colocado nesse mundo louco da Internet! Antes de lançar o site é preciso fazer alguns testes e é justamente deles que vamos conversar hoje.

O que testar antes de colocar o site online?

Antes de alterar o DNS para o site ou mesmo de retirar aquela página de lançamento e lançar o site de fato, precisamos nos certificar de que uma série de itens estão de acordo com o que nosso São Google determina, pra não fazer feio com ele, o onisciente da Internet, nem tampouco deixar seus clientes acreditando que o site permanece em construção.

Sinceramente, não importa se seu site foi feito para sua pequena empresa ou se ele faz parte de uma rede de sites de uma multinacional! Seu site precisa ser lançado da maneira correta!

Para lançar o site sem deixar nada pra trás, fazemos uma lista de testes e queremos compartilhá-la contigo. Vamos lá?

Teste de legibilidade

Teste de LegibilidadeApesar de uma série de testes visarem os aspectos técnicos do site a ser lançado, este lida diretamente com a auditoria do conteúdo do site.

Não podemos subestimar a importância de ter um conteúdo polido e extremamente profissional.

Uma pequena lista com o que precisamos verificar antes do lançamento do site:

  1. O conteúdo precisa ser grande o suficiente para sanar as dúvidas iniciais da sua persona;
  2. Seu site precisa ser desenvolvido com o conteúdo “quebrado em pedaços legíveis”, de preferência com frases curtas, espaços em branco, listas e etc. Todos estes itens facilitam a leitura e deixam o site mais suave para a leitura;
  3. Absolutamente livre de erros gramaticais e erros ortográficos.

Este teste de legibilidade precisa ser executado de maneira periódica no site para verificar que o conteúdo recém produzido está perfeito mas o esforço inicial é especialmente importante já que absolutamente todo o conteúdo do site precisa ser verificado.

Testar o site nos principais navegadores

O número de navegadores hoje é absolutamente incrível. Pesquise aí no Tio Google e vai ver que a lista é muito maior do que você imaginava!

Cada um deles interpreta o site de uma maneira diferente mas é importante desenvolver o site de acordo com os melhores padrões para que ele fique “bonito na foto” de qualquer browser. É preciso checar também em diferentes sistemas operacionais e esta lista também não é pequena…

Além dos navegadores e sistemas operacionais, é preciso testar também em diferentes dispositivos com telas de tamanhos e formatos diferentes.

Você já viu como fica aquele site que você gosta visto num tablet? Sabe como ele fica numa TV de 50 polegadas?

Pois é! É preciso checar cada uma destas variações para certificar-se que o site seja amigável para a maior parte dos usuários.

O desenvolvimento de sites responsivos é exatamente isso: criar um site que fique excelente independente do dispositivo em que ele é exibido! Teste aí o nosso site e veja na prática! 😉

Teste de velocidade do site

Teste de velocidadeTodo o trabalho de criação de um site é jogado no lixo quando o resultado é um site pesado e que demora muito para carregar na tela do usuário. Além de aumentar de forma considerável a rejeição do seu site por parte dos usuários, Tio Google também reprova e coloca seu site pra baixo nos resultados.

Por isso, uma boa experiência de usuário caminha de mãos dadas com a velocidade de carregamento do site. Um site que demora mais de 3 segundos para carregar pode fazer com que seus usuários saiam antes mesmo de ver o conteúdo.

É claro que este valor varia de acordo com o objetivo de cada página, de cada site e até mesmo com as funcionalidades que o site precisa ter. Entretanto, por via de regra, na hora de criar seu site, vale aquela máxina: “Mais é menos”.

Teste de otimização do site

Criar um site é o primeiro passo para aparecer no Google… Fato!

Mas se você desenvolve um site e não segue as diretrizes do Google você dificilmente vai conseguir brigar pelas primeiras posições e isso, em última instância, é o mesmo que não estar nos resultados da busca.

Podemos listar aqui uma série de itens que são indispensáveis no teste de otimização do site para o Google:

Suas palavras-chave

É preciso verificar, para cada página do site, se ela está realmente otimizada para uma (ou mais de uma) determinada palavra-chave.

A página em questão precisa ser implementada com as melhores práticas de SEO ou o lançamento do site pode ser o início de um infinito período de espera pelos resultados.

Seus backlinks

É importante checar quem dessa “Internet de meu deus” está mandando tráfego para o seu site. Existe algum site cujo link pode ser considerado tóxico?

Fazemos estes testes inclusive para encontrar oportunidades de criação de novos links para o seu site a ser lançado.

Suas redes sociais

Existe um link claro entre suas redes sociais e o site da sua empresa? E nos site já estão implementados os botões com link para as redes sociais? Botões de compartilhamento já estão 100% funcionando, especialmente nos conteúdos do blog?

Teste de usabilidade

Eis o teste que a gente mais gosta! A usabilidade é um processo que considera a experiência do usuário que utiliza seu site.

Se seu site for lançado com a usabilidade mal trabalhada, poderá afetar suas conversões e impactar negativamente seus resultados, tanto aos olhos do Tio Google, que penaliza uma série de erros de usabilidade, quanto nos seus relatórios mensais de receita.

Uma das formas de testar a usabilidade dos sites que estamos desenvolvendo é pedir para que alguém, o mais próximo possível do seu público alvo, tente executar uma tarefa em seu site. Depois coletamos as opiniões das pessoas e analisamos friamente onde podemos melhorar e o que deve ser mantido.

Teste de links quebrados

Testes de links quebradosÉ comum que, depois de ter o site pronto, alguns links se encontrem quebrados. Não é necessariamente um problema no desenvolvimento. A questão é que o site não pode chegar com este link quebrado na Internet pois o Tio Google também acredita que a primeira impressão importa!

Existem algumas ferramentas que nos ajudam a executar este teste e no final é sempre bom verificar manualmente também.

É preciso verificar os links externos (que mandam o usuário para páginas que não estão no seu site) e os links internor (que mandam o usuário para outras páginas dentro do seu site).

Tio Google recomenda checar os links do seu site com uma certa regularidade e, para isso, usamos uma ferramenta dele mesmo: o Google Search Console. Usamos e recomendamos, afinal, é do Google! <3

Teste de compatibilidade

O teste de compatibilidade é um teste importante pois normalmente desenvolvemos seu site em um ambiente de testes e, na hora de passá-lo para a Internet pode acontecer alguma incompatibilidade. É absolutamente normal pois neste cenário muitas coisas não estão sob o nosso controle.

Novas versões do WordPress, a plataforma que mais usamos para desenvolver sites, novas versões do PHP, a linguagem de programação que nossos servidores utilizam… Enfim: é um teste rápido mas que não pode ser deixado de lado sob o risco de fazer feio pro seu cliente e pro Tio Google! 😉

Estes são apenas 7 dos testes que fazemos antes de lançar seu site. Não adianta fazer todo o planejamento, provisionar a criação de conteúdo, trabalhar com anúncios no Google se seu site está com algum destes problemas e já está online…

E então, acha que faltou algum? O que mais você acredita que precisa ser testado? Deixe aí pra gente nos comentários!

Grande abraço e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *